10 Alimentos ricos em ferro para combater a anemia

No decorrer da nossa vida nos deparamos com diversos problemas de saúde, alguns mais leves e outros mais graves. Geralmente, as doenças são causadas pela deficiência de diversas substâncias, como a anemia provocada pela carência de ferro.

Os níveis baixos de ferro no organismo causam a anemia. Essa carência se caracteriza pela falta de glóbulos vermelhos no sangue, o que pode levar a morte.

Para combater e evitar a anemia uma boa dica é adicionar ao dia a dia alimentos ricos em propriedades que fortalecem o sangue. Aqui vão 10 alimentos ricos em ferro para deixar a anemia bem longe.

10 alimentos  para combater a anemia

1. Feijão – Os feijões de todos os tipos são ricos em ferro, por isso, combatem a anemia. Além do ferro esse alimento tem muitas vitaminas. Para combater a anemia, consuma, pelo menos, uma concha de feijão cozido por dia.

2. Tomate – O tomate, além de ser uma fruta e tempero delicioso, também combate a anemia. Esse alimento é rico em vitamina C que juntamente com o licopeno, outra substância presente no tomate, auxilia na absorção do ferro. A opção é comer até dois tomates crus todos os dias para que o organismo absorva o ferro da melhor maneira.

3. Carne vermelha – Algumas partes da carne vermelha possui alto teor de ferro. Entre as mais consumidas estão o coração, fígado e os rins. Entretanto, a carne vermelha em geral possui muito ferro. O fígado de boi conta com mais de 600% das necessidades diárias de ferro de um adulto. A dica é consumir carne vermelha de duas a três vezes na semana.

4. Peixes – Peixes são alimentos deliciosos, ricos em substâncias benéficas à saúde. Esses alimentos são muito ricos em ferro. Os mais indicados são atum, salmão, sardinha e outras espécies de peixes. Também são indicados os frutos do mar. Consuma peixes e frutos do mar até três vezes na semana.

5. Mel – O mel é um alimento muito gostoso utilizado em vários alimentos e também para cuidar da beleza. Além de tudo isso, o mel possui ótimos índices de ferro e possui também magnésio e cobre que auxiliam no aumento da hemoglobina do corpo.

6. Ameixas, pêssegos e passas – Essas frutas secas são ótimos alimentos para combater a anemia. As passas, pêssegos e ameixas podem ser consumidas diariamente em sobremesas, saladas e lanches.

7. Pão integral – O pão integral auxilia na perda de peso e também é um ótimo auxiliar no combate a anemia. Ele possui em torno de 6% da quantidade diária de ferro que o organismo necessita.

8. Romã – A romã é uma fruta que traz muitos benefícios à saúde de todos e entre seus benefícios está o combate a anemia. A romã é muito rica em vitamina C e ferro. Ela melhora o fluxo de sangue no corpo e também combate os sintomas da anemia como: perda de audição, cansaço, tonturas e fraquezas.

9. Ovos – Os ovos são alimentos adorados por todos. Além de saborosos, possuem ferro, antioxidantes e muitas proteínas. Consumir um ovo por dia ajuda a combater a anemia.

10. Beterraba – A beterraba é muito conhecida na luta contra a fraqueza no sangue. É um vegetal que conta com uma grande quantidade de ferro. A beterraba auxilia na reparação e reativa as células vermelhas do sangue.

Portanto se quer evitar a anemia ou tratá-la, adicione hoje mesmo a sua dieta um ou mais alimentos da lista acima.

Add a Comment

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *