Aprender Inglês por Conta Própria e de Graça, Sim, Nós Podemos

Aprender um idioma é difícil e demorado e costuma ser caro. Quantas pessoas fazem cursos de inglês caros e longos e mesmo assim não conseguem a sonhada fluência? Por quê? Será que eu não sou inteligente o suficiente para aprender inglês e estou perdendo tempo e dinheiro? Sim você está perdendo tempo e dinheiro, mas não, você não é incapaz de aprender qualquer coisa que queira. Mas como assim? Bom eu vou explicar. O problema é o curso, sua mentalidade e sua motivação, pois a grande maioria dos cursos de inglês não ensinam o que é realmente necessário para se tornar fluente em um idioma, que é imersão, material condizente com a realidade e metas alcançáveis.

Imersão é tornar o inglês ou língua que se quer aprender parte da sua vida. O idioma precisa ser vivenciado no mínimo uma hora por dia, fazendo aulas ou ouvindo e assistindo material em inglês. Pode ser o que você quiser YouTube, música, podcasts, séries, só precisa ser da maneira certa.

Material condizente com a realidade é o idioma de verdade. Conversas genuínas entre nativos, expressões e palavras mais comuns. Tudo que for em inglês e não for estritamente didático será útil nesse momento, só um detalhe, se você estiver no mesmo estágio onde eu estava quando resolvi aprender por conta própria , ou seja, no zero, Duolingo, Prime Cursos e professores no YouTube que fazem conteúdo em português podem ser importantes no começo.

Metas alcançáveis significam duas coisas principais, conhecer seu nível e procurar materiais de acordo, portanto se for iniciante aprenda o verbo to be, use Duolingo ou Prime Cursos e busque no YouTube por inglês básico para aprender a partir do português.

Se estiver no nível intermediário tente professores nativos também no YouTube e procure leitura de, preferência, para adolescentes, se estiver no nível avançado e mesmo assim estiver lendo esse artigo recomendo seguir youtubers nativos da língua inglesa e ver séries e programas de TV, se necessário  com legendas em inglês, tente também em qualquer nível fazer shadowing  para melhorar sua pronúncia. Shadowing é assistir ou ouvir algo em inglês e tentar falar exatamente o que estão falando. É um método trabalhoso mas de graça e excelente.

Se seguir esses passos é possível sim aprender inglês sozinho e de graça, mesmo se estiver em algum curso essas dicas serão muito valiosas. Se eu consegui, você também vai conseguir.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.