Câncer de mama tem mais chances de cura se descoberto precocemente

O câncer é hoje a doença mais temida no mundo todo, pois, ela é difícil de ser detectada no início e quando está avançada, espalha-se pelo corpo e na maioria das vezes leva à morte.

Estamos no mês de outubro que foi o escolhido para intensificar as informações e conscientização a respeito do câncer de mama que atinge mulheres de diferentes idades.

Outubro Rosa

Outubro Rosa é uma campanha que acontece todos os anos e tem como foco mostrar a importância da prevenção e do diagnóstico precoce do câncer de mama. Essa campanha é voltada para as mulheres, por isso, o nome traz a cor rosa e a imagem dessa campanha é um laço rosa.

Durante todo o mês de outubro, monumentos e estabelecimentos comerciais se iluminam com a cor rosa para chamar a atenção para essa campanha que salva vidas.

Câncer de mama no Brasil

A estimativa do Instituto Nacional do Câncer (Inca), é que no Brasil até o final de 2017, 57.960 mulheres serão diagnosticadas com esse tipo de doença. Esse tipo de câncer é o mais comum no mundo e o segundo no Brasil. Cerca de 28% dos casos de câncer de mama ocorrem no nosso país.

Em 2015, 15.403 mulheres morreram de câncer de mama no Brasil. São vários os tipos de câncer de mama. Alguns deles evoluem de forma rápida. A maioria tem cura se diagnosticado precocemente.

Como descobrir o câncer de mama precocemente

Uma forma de descobrir o câncer de mama precocemente é o autoexame. O Inca orienta as mulheres que façam a observação e a autopalpação das mamas sempre que se sentirem a vontade para realizar esse procedimento.

O autoexame pode ser feito no banho ou quando for trocar de roupa. Não tem necessidade de técnica ou período do mês específico.

Quando a mulher encontrar algo diferente na mama, ela deve buscar imediatamente o serviço de saúde. Mulheres entre 50 e 69 anos devem realizar a mamografia a cada dois anos.

Para tratar o câncer de mama o SUS disponibiliza cirurgias oncológicas (mastectomia, conservadoras e reconstrução mamária), além de quimioterapia e radioterapia.

Sintomas do câncer de mama

Caroço fixo e geralmente indolor;
Pele dos seios avermelhada ou retraída;
Alterações no mamilo
Caroços nas axilas e/ou no pescoço;
Saída de líquido anormal das mamas.

 

O câncer de mama se descoberto no início tem mais chances de cura

Como acontece com todos os tipos de câncer, o de mama tem mais chances de cura se descoberto no início. Esse câncer tem uma vantagem sobre os outros tipos dessa doença, pois, ele pode ser descoberto através do toque.

Portanto, todas as mulheres devem ficar atentas a qualquer mudança que ocorra em seus seios e procurar um médico imediatamente. Toda mulher deve se cuidar, porque, se estiver com câncer de mama e deixar passar o tempo, a doença vai se espalhar por outros órgãos e levará a doente à morte.

Add a Comment

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *