Como Montar uma Horta em Casa – Passo a Passo e Fotos

como-montar-uma-horta-em-casa-8

Se alimentar bem e de forma saudável é o desejo de todas as pessoas, porém por causa da correria diária, a grande maioria das pessoas só consegue comer alimentos gordurosos e calóricos que causam a obesidade e outros problemas de saúde.

Uma boa opção para quem busca se alimentar de forma correta com alimentos frescos e deliciosos, é montar uma horta em casa, assim poderá ingerir vegetais diversos sem agrotóxicos.

Em uma horta em casa podem ser plantados muitos vegetais e também temperos, como: salsinha, hortelã, alecrim, manjericão, cheiro verde, pimentão e muitos outros. Para montar uma horta em casa não precisa de muito espaço e ela pode ser feita em vasos ou latas.

Como montar uma horta em casa – passo a passo

1 – Escolha um vaso ou uma lata com o tamanho aproximado da muda que quer plantar, o vaso deve possuir um furo no fundo, no caso de uma lata, é preciso fazer um furo no fundo dela.
2 – Adicione cascas ou seixo para evitar que a terra saia do vaso ou da lata.
3 – Ponha terra em cima das cascas ou do seixo, para dar apoio à muda.
4 – Pegue a muda com cuidado para não quebrar a raiz.
5 – Ponha a muda no vaso ou na lata. Se a muda ficar pequena no vaso ou na lata, adicione mais terra.
6 – Se a muda ficar maior do que a lata ou o vaso, troque-os, pois não se pode mexer na muda.
7 – Depois de colocar a muda no vaso ou na lata, complete com casca ou musgo para proteger a muda e evitar que a terra fique seca rapidamente.

Quando regar a horta feita em casa

Para manter a horta montada em casa bem verdinha e viva, é necessário regá-la da maneira certa. A horta deve ser regada em horários em que o sol não esteja muito forte. Deve-se evitar o excesso de água, pois os vegetais e temperos da horta podem ficar encharcados e isso prejudica o crescimento deles.

A horta deve ser regada pelo menos uma vez ao dia e pela manhã. A horta pode ser feita em qualquer espaço, mas é essencial que ela tome sol, nem que seja pouco, porque as hortas em lugares sem luz solar não sobrevivem.

Quando adubar a horta montada em casa

A recomendação é que a horta feita em casa seja adubada, no mínimo duas vezes ao ano. Os adubos orgânicos são os mais indicados do que os adubos químicos, pois os temperos e vegetais da horta serão usados pelas pessoas da casa na alimentação.

É preciso também cuidar para que os insetos e as pragas não ataquem a horta, caso isso ocorra, opte por inseticidas naturais como calda de sabão ou de fumo.

Portanto se quer comer alimentos fresquinhos, deliciosos e cheirosos, comece agora mesmo a planejar a sua horta em casa, que pode ser feita em vasos de diferentes tamanhos, latas ou em um terreiro pequeno. Veja as fotos da galeria e monte a sua horta em casa.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.