Como Plantar Tulipas em Vasos – Dicas e Passo a Passo

como-plantar-tulipas-em-vasos

Muitas pessoas, principalmente as que vivem na cidade grande, sonham em ter em casa alguma coisa da natureza para sentir o perfume e respirar o ar puro e uma boa opção é plantar flores em vasos, como as tulipas.

As tulipas são belas flores que podem ser encontradas em diversas espécies, formatos e cores, elas geralmente são plantadas nos meses mais frios do ano e florescem na primavera, por isso a melhor época para plantar tulipas em vasos é o outono.

Dicas para plantar tulipas em vasos

Escolha a espécie certa de tulipa – Para plantar tulipas em casa é necessário escolher a espécie certa, pois são muitas as variações. Evite as espécies gigantes, ao menos que tenha um grande espaço no jardim da sua casa. Para um vaso de 30 cm, escolha uma espécie de tulipa que cresça de 30 a 35 cm. Já se for plantar as tulipas em vasos ainda menores, escolha uma espécie que cresça no máximo 25 cm.

Brotos de tulipa – Adquira os brotos de tulipa pelo menos três meses antes do período que quer que elas floresçam. Os brotos devem ser mantidos frios por diversos meses para crescer na primavera. Ponha os brotos no vaso assim que comprá-los.

Escolha os vasos certos – Para plantar tulipas é preciso optar por vasos com furos de drenagem, pois as tulipas não crescem bem enquanto os brotos estiverem encharcados, por isso os vasos devem ter furos no fundo para drenar o excesso de água.

Como plantar tulipas em vasos – passo a passo

1 – Cubra o fundo do vaso com rochas, pedrinhas ou cascalhos, isso manterá a água longe dos brotos.

2 – Em seguida, coloque uma camada de terra até a metade do vaso. Utilize terra própria para o plantio, que tem poucas bactérias e mais nutrientes para auxiliar no crescimento das flores.

3 – Ponha uma camada fina de areia por cima da terra.

4 – Coloque os brotos de tulipa no vaso. Ponha a parte pontuda para cima. Os brotos devem ficar uns 5 cm longe uns dos outros.

5 – Cubra os brotos com terra, ela deve ficar em torno de 2,5 cm abaixo da borda do vaso.

6 – Coloque os vasos em um local fresco por cerca de três meses, quando esse tempo passar, coloque os vasos com os brotos em um local ensolarado e aquecido, como varanda, jardim ou quintal.

Cuidados com as tulipas

  • Mantenha as tulipas sempre regadas, porque a terra deve sempre estar úmida, mas jamais encharcada.
  • Quando as tulipas começarem a perder as pétalas, retire as cabeças das flores. Quando elas começarem a morrer, retire as folhas, mas deixe que o resto da planta morra antes de tirá-la do vaso.

Portanto se quer dar um perfume e colorido a mais na sua casa, siga as dicas e o passo a passo de como plantar tulipas em vasos e verá como vale a pena, estar em constante contato com a natureza.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.