Dicas de Temperos para Usar no Lugar do Sal e Deixar as Refeições mais Saudáveis

O ideal era que cada pessoa consumisse diariamente apenas 5 gramas de sal, porém isso é muito difícil, pois a alimentação da maioria das pessoas é composta por muito sal, o que faz mal a saúde. Para diminuir o consumo de sal, a dica é substituir esse condimento por um tempero que deixará as refeições mais saborosas e saudáveis.

Dicas de temperos para usar no lugar do sal e deixar as refeições mais saudáveis

Alho – O alho ajuda a diminuir a pressão sanguínea e os níveis de colesterol. Procure incluir esse tempero em saladas e no preparo de outros alimentos.

Cebola – Diminui a ação de alguns fungos e bactérias que prejudicam o organismo e também diminui os riscos de doenças, como arteriosclerose (formação de placas de colesterol nas artérias) e trombose.

Orégano – Age como diurético, antifúngico, diminui a produção de gases, estimula a digestão e é expectorante.

Coentro – As sementes e as folhas são ricas em ferro e vitamina C, é calmante e alivia a indigestão.

Manjericão – É benéfico ao sistema cardiovascular e acalma os espasmos da digestão. Pode ser usado em saladas, tortas e molhos vermelhos.

Alecrim – Combate o vírus da gripe e previne doenças da catarata, da retina e dos rins. Fica perfeito em peixes e carnes vermelhas.

Salsinha – Combate doenças dos rins e do coração. Dá aos pratos um sabor agradável e leve.

Embora os temperos acima possam substituir o sal, o mais indicado é combinar o uso dos temperos com o condimento de forma balanceada, pois é necessário consumir o sódio, pois a manutenção dos fluídos corporais depende desse elemento. Sem falar que o sal de cozinha é uma fonte rica em iodo, mineral essencial para a produção de hormônios tireoidianos.

Comer muito sal aumenta os riscos de formação de cálculos renais, pode causar a hipertensão, retenção de líquidos, irritação na mucosa do intestino e desidratação.

As dicas de temperos para usar no lugar do sal e deixar as refeições mais saudáveis são muito importantes para as pessoas de todas as idades, desde crianças até idosos. Elas foram tiradas do site “Extra”.

Add a Comment

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *