Dicas para prevenir o mofo e o bolor em casa

dicas-para-prevenir-o-mofo-e-o-bolor-em-casa

O inverno é uma estação que traz, não só o frio, como também o cheiro de mofo e bolor nas roupas, armários, paredes, tecidos e móveis, que são sempre afetados por esses incômodos.

Muitas pessoas acham que o mofo e o bolor são a mesma coisa, mas não são, pois embora sejam causados por fungos, o bolor age apenas infectando os objetos, já o mofo destrói o material afetado. O bolor fica com uma tonalidade acinzentada e pode ser removido com muita facilidade com um pano úmido, já o mofo deixa pontos pretos difíceis de serem retirados, em especial em tecidos e objetos fibrosos.

Como prevenir o mofo e o bolor em roupas e armários

Para evitar que esses problemas ataquem as roupas e os armários, é importante, algumas vezes ao ano, tirar as peças do armário e pô-las no sol por alguns minutos, isso é essencial para arejar as peças, depois do sol coloque-as em um lugar fresco, por no mínimo, uma hora e em seguida guarde-as no guarda-roupa ou armário.

Deixe as portas e gavetas dos armários e guarda-roupas abertas para que sejam ventiladas e arejadas durante o dia. Nunca guarde as roupas sujas, mesmo que tenham sido pouco usadas, pois qualquer gordura, suor ou água que ficarem por muito tempo no tecido podem causar manchas e criar fungos.

Roupas, sapatos e acessórios de couro têm muita facilidade de ficar mofados, por isso retire do armário ou guarda-roupa, as peças feitas com esse tecido, pelo menos duas vezes por semana. Roupas de lã não podem ser secas em secadoras.

No caso de surgir mofo em tecidos brancos ou de cor forte, mergulhe a peça na água com cândida diluída e deixe por alguns minutos. Em tecidos de cor, molhe com suco de limão, já tecidos sintéticos e de seda, devem ser molhados em leite.

Como prevenir o mofo e o bolor nos móveis

O bolor costuma aparecer atrás dos móveis, porque a parede pode estar mofada ou o local pode estar molhado, mal arejado ou não pegar sol. A dica é deixar os móveis afastados da parede por cerca de 5 centímetros, isso evita o bolor e auxilia na circulação de ar.

Em sofás e poltronas, se o mofo estiver no máximo três meses, ele ainda pode ser removido, mas se tiver mais tempo, não poderá ser removido, mas pode tentar clareá-lo.

Se os móveis forem guardados, os cubra com mantas de tecido, que protegerão do pó. Evite cobri-los com papelão ou plástico.

Para retirar o mofo de sofás e outros móveis, coloque-os no sol, quando estiverem bem secos, esfregue uma esponja ou uma escova, a escolha vai de acordo com a textura do tecido. Não use água ou outros produtos. Caso o mofo seja recente, a maior parte será removida. Quando terminar de esfregar o móvel, use um produto tira mofo. Antes de utilizar o produto, teste em uma pequena parte do móvel para evitar outras manchas.

Portanto cuide da sua casa, prevenindo-a de mofos e bolores, para isso, basta seguir as dicas acima e manter a casa sempre limpa.

Add a Comment

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *