Dieta Mediterrânea Ajuda na Saúde do Cérebro

dieta-mediterranea-ajuda-na-saude-do-cerebro

Hoje no mundo, é possível encontrar os mais variados tipos de dietas que prometem verdadeiros milagres, porém é muito importante saber tudo sobre determinada dieta antes de começar a fazê-la, pois pode prejudicar a saúde. A dieta mediterrânea é uma das mais conhecidas, e agora um estudou provou que ela ajuda na saúde do cérebro.

De acordo com o site “Época Negócios”, um estudo recente publicado pela Academia Americana de Neurologia, certifica que as pessoas que seguem uma dieta mediterrânea são capazes de manter seu volume cerebral maior do que as pessoas que fazem outros tipos de dietas.

Dieta mediterrânea

Para quem não sabe, a dieta mediterrânea é rica em vegetais, feijão, frutas, azeite e grãos como trigo e arroz. Nessa dieta são consumidos moderadamente laticínios, vinho, peixes e pequenas quantidades de frango e carne vermelha.

Estudo científico da dieta mediterrânea

No estudo, cientistas reuniram dados de cerca de 900 pessoas por volta dos 70 anos de idade e mediram os volumes dos cérebros, a grossura de seus córtex, que é a parte do cérebro que processa as informações e o volume de massa cinzenta antes do início da pesquisa. Seis anos depois 401 participantes passaram pelo mesmo processo novamente. Os cientistas descobriram que quem não seguia uma dieta parecida com a mediterrânea tinha uma maior probabilidade de perder o volume cerebral. A diferença entre as dietas, de acordo com os pesquisadores, é de 0,5% da variação total do cérebro.

De acordo com os cientistas que realizaram o estudo, quanto mais envelhecemos, mas o cérebro encolhe e vai perdendo as células, o que pode prejudicar a memória e o aprendizado. O estudo certifica que a dieta mediterrânea ajuda muito na saúde cerebral.

Embora tenham realizado esse estudo, os cientistas não conseguiram encontrar uma relação entre a dieta mediterrânea e a conservação da saúde do cérebro. Além de deixar o cérebro saudável por muito mais tempo, a dieta mediterrânea diminui o colesterol, os ataques do coração e faz perder peso mais rápido.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *