Milho Verde é o Astro das Festas Juninas – Benefícios e Receitas

milho-verde-e-o-astro-das-festas-juninas

O mês de junho já começou e com ele as festas juninas, que atraem pessoas de todo o Brasil, principalmente da região Nordeste, que preparam os mais diversos festejos para comemorar o dia de Santo Antônio, que é 13 de junho, São João, que é 24 de junho e São Pedro, dia 29 de junho.

O milho verde é o astro das festas juninas, pois a culinária típica dessas festas é composta por diferentes pratos deliciosos que têm como ingrediente principal esse cereal.

O milho verde está presente nas festas juninas, assado ou cozido e também nos pratos principais desses festejos, que são: pipoca, polenta, pamonha, bolos e muitos outros.

Benefícios do milho verde

1 – O milho verde é rico em vitamina A e carboidratos complexos, dá a sensação de saciedade e não contém glúten;

2 – As fibras presentes no milho, fazem com que a chegada da glicose no sangue durante a digestão, ocorra de forma gradual, evitando os picos de glicose, com isso a saciedade é prolongada;

3 – Por não conter glúten, o milho verde é indicado para pessoas com a doença celíaca ou com sensibilidade a essa proteína;

4 – O milho verde também é composto por carotenoides com propriedades antioxidantes, que protegem as células dos radicais livres, prevenindo o câncer e o envelhecimento das células;

5 – O milho verde é rico também nas substâncias alfa e betacaroteno, que são transformados em retinol, conhecido como vitamina A, que desempenha muitas funções importantes no nosso organismo, são elas: fortalecimento do sistema imunológico, manutenção da saúde das unhas e do cabelo, protege a pele e preserva a retina, prevenindo a cegueira.

Receitas com milho Verde

Pamonha
Ingredientes:
Meia xícara de açúcar mascavo
2 xícaras de leite desnatado
8 espigas de milho verde limpas (reserve as palhas)

Modo de preparo:
Rale as espigas de milho verde com um ralador grosso. Em uma vasilha, junte o milho ralado, o açúcar e o leite. Misture bem os ingredientes, até que o açúcar se dissolva. Enquanto isso lave e ponha em água fervente as palhas de milho verde. Monte pequenos sacos colocando uma palha dentro da outra. Dobre uma das extremidades ou amarre com uma tira da própria palha. Depois que montar 8 sacos, preencha cada um com a mistura de milho da vasilha. Dobre as extremidades e amarre a superfície para prender as dobras. Em uma panela com muita água fervente, ponha as pamonhas por meia hora. Retire da panela as oito pamonhas, espere esfriar um pouco e sirva.

Polenta cremosa aos dois queijos

Ingredientes:
3 xícaras e meia de leite desnatado
1 xícara e meia de caldo de galinha 0% de gordura (use três quartos de cubo de caldo de galinha e água)
1 xícara mais um quarto de xícara de fubá para polenta
Três quartos de xícara de queijo parmesão light
Um quarto de xícara de queijo mascarpone

Modo de preparo:
Em uma panela grande, misture o caldo de galinha e o leite, leve ao fogo alto até ferver. Adicione o fubá aos poucos enquanto mexe, até colocar todo o fubá. Continue mexendo por 15 minutos, até a mistura engrossar. Retire do fogo e acrescente os dois queijos. Sirva em seguida.

Os benefícios do milho verde e as receitas que trazem esse alimento como o ingrediente principal foram tirados do site do jornal “Diário do Nordeste”.

Portanto curta as festas juninas comendo muitos pratos típicos feitos com milho verde, lembrando que o mais indicado é dar preferência aos pratos saudáveis, como os das receitas acima.

Add a Comment

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *