Pesquisa Afirma que Dieta sem Glúten Aumenta os Riscos de Contrair Diabetes Tipo 2

O glúten é uma substância que está presente em muitos alimentos como pães, e para emagrecer muitas pessoas estão deixando de consumir alimentos com essa substância, pois ela engorda, no entanto, um estudo afirma que não é bom tirar totalmente o glúten da alimentação diária.

Um estudo realizado pelo pesquisador Geng Zong, da Universidade de Harvard, que acaba de ser divulgado, atesta que as dietas sem glúten aumentam as chances de desenvolver diabetes do tipo 2. De acordo com o cientista, esse risco aumenta em 13% quando o consumo diário de glúten é menor do que 4 gramas.

A dieta sem glúten, que é um plano alimentar indicado para pessoas celíacas ou com intolerância, virou tendência entre as famosas que adotaram essa dieta como aliada na perda de peso. Entre as famosas que investem nessa dieta estão a Victoria Beckham e Gwyneth Paltrow.

Embora muita gente tenha adotado a dieta sem glúten, até o momento não existe comprovação científica de que a restrição dessa proteína traz benefícios a longo prazo para a saúde.

O glúten é uma proteína encontrada na cevada, centeio e trigo, por isso, ele está presente nos mais diversos tipos de massa, como: pão, bolo e macarrão.

De acordo com Geng Zong, os alimentos sem glúten têm menos fibra diabética e outros micronutrientes, tornando-os menos nutritivos, mas em muitos casos são mais caros, por isso pessoas que não são celíacas devem evitar a restrição do glúten para prevenir doenças crônicas no futuro.

A pesquisa foi realizada com 200 mil pessoas. A maioria delas apresentava uma ingestão de glúten abaixo de 12 gramas por dia. Dentro desta faixa, aquelas pessoas que comeram maior quantidade de glúten, tiveram menor risco de desenvolver diabetes do tipo 2, durante os 30 anos de acompanhamento. No tempo do estudo que durou de 1984 a 1990 e, depois, de 2010 a 2013, foram confirmados quase 16 mil casos de diabetes.

Portanto, o glúten é uma substância muito importante para a saúde, e para evitar engordar, basta ingeri-lo com moderação.

 

Add a Comment

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *