Principais sintomas da febre chikungunya

A febre chikungunya é uma doença grave e de características crônicas causada pelo Aedes aegypti, o mesmo mosquito que causa a dengue e a zika. Acredita-se que essa doença tenha chegado ao Brasil na época da copa das confederações, e se alastrado desde então.

A febre chikungunya não tem um tratamento rápido, nem uma cura simples, precisando ser cuidada principalmente tratando os sintomas até que a doença se cure com o passar do tempo, se é claro não houver sequelas. Saber os sintomas dessa doença é muito importante para começar imediatamente o tratamento e para que não se pense que está com outra enfermidade. Nesse artigo trazemos os detalhes a respeito dos sintomas mais comuns para que você fique alerta e procure o tratamento adequado.

Sintomas da febre chikungunya

A febre chikungunya tem um tempo de incubação, ou seja, um período em que a doença está instalada, mas os sintomas não aparecem, de por volta de 12 dias. Porém às vezes a pessoa chega a nunca apresentar sintomas. O quadro dessa doença é bem semelhante ao quadro da dengue apresentando os seguintes sintomas:

Febre

Dor de cabeça

Dor nas articulações

Dor nas costas

A febre chikungunya tem ainda outros sintomas menos comuns, que são:

Erupções cutâneas

Vômitos

Mialgias

Fadiga

Náuseas

Os sintomas mais frequentes da chikungunya são muito graves e debilitantes, atacando principalmente as mãos e os pés, porém a parte inferior das costas e as pernas também podem ser afetadas.

 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.