Saiba como diminuir o estresse naturalmente

O estresse é um mal que atinge pessoas de todas as idades e estilos de vida. Até crianças e adolescentes podem sofrer com estresse. Para diminuir o estresse é fundamental controlar o cortisol.

O que é cortisol?

Cortisol é o hormônio que causa o estresse. Se ele não for controlado, pode afetar gravemente o humor e a vida da pessoa. Quando o corpo produz muito cortisol, as pessoas passam por algumas transformações de comportamento sem se darem conta.

Quando os níveis do hormônio cortisol estão muito altos o humor passa por muitas mudanças. Devido a produção do cortisol, a energia é desviada do trato gastrointestinal. Esse processo diminui a produção de enzimas o que dificulta a digestão. A ansiedade é um dos problemas causados pelo aumento do cortisol.

Dicas para diminuir a produção de cortisol o hormônio do estresse

Eliminar a cafeína – A cafeína é uma substância capaz de elevar o cortisol no sangue em até 30% em apenas uma hora. As pessoas que sofrem com ansiedade ou estresse devem evitar beber café, bebidas energéticas e chás.

Dormir bem – Deixar de dormir pode trazer vários problemas de saúde. Pesquisas mostram que o sono ajuda a diminuir a produção do hormônio cortisol. Em contrapartida dormir pela manhã aumenta a produção de cortisol. Para manter seu ritmo de sono à noite, consuma alimentos com triptofano, como bananas.

Pratique exercícios – O exercício ajuda o cérebro a produzir os hormônios dopamina e serotonina. Esses hormônios são considerados da felicidade. Juntos esses dois hormônios diminuem o estresse, a ansiedade e a depressão.

Nível de açúcar no sangue – Busque consumir alimentos que tenham gorduras boas, carboidratos complexos e proteínas, pois, eles ajudam a manter os níveis do cortisol baixos.

Beba muita água – Tente beber um copo de água quando for dormir e assim que acordar de manhã. Esse processo ajuda a diminuir os níveis de cortisol e evita problemas como o risco de ter AVC enquanto dorme, no caso de pacientes propensos a essa doença.

Suplementos antiestresse – Algumas vezes a vida é tão corrida que as pessoas não têm tempo de ter uma dieta adequada. Então para complementar a alimentação, a dica é consumir suplementos antiestresse para diminuir os níveis de cortisol. Os suplementos mais indicados são: cálcio, vitaminas B e C, magnésio e zinco.

Faça meditação – Procure tirar alguns minutos do seu dia para fazer meditação. Fique em um local confortável, em silêncio ou coloque uma música suave e tente meditar.

Para diminuir o estresse naturalmente, portanto, é fundamental diminuir a produção do cortisol e para isso basta seguir as dicas.

 

 

Add a Comment

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *