10 Assuntos de matemática mais cobrados no ENEM

Faltam poucos meses para as provas do ENEM 2018, pois, elas serão realizadas no início de novembro. Todas as disciplinas cobradas no ENEM são temidas por quem vai fazer essas provas. Porém, o maior medo da maioria é a matemática.

Para quem busca uma boa nota no ENEM 2018 a dica é estudar muito os temas de matemática que costumam cair mais nesse concurso. Leia textos, assista aulas presenciais ou online e resolva exercícios.

10 temas de matemática mais cobrados no ENEM

1 – Razão e proporção: A prova do ENEM costuma ter mais de uma questão sobre razão e proporção. Em 2017, a prova de matemática trouxe 7 questões que abordaram esse assunto. Esse tópico consiste na divisão de duas grandezas. No ENEM geralmente os exercícios pedem para o aluno descobrir a razão e comparar o resultado encontrado.

2 – Regra de três: Esse é um dos assuntos mais falados da matemática no ENEM e serve como recurso para a resolução de exercícios em outras matérias. Todos os anos são muitas as questões de matemática e de outras matérias do ENEM que pedem conhecimentos na regra de três.

3 – Leitura e interpretação de gráficos: Diversas questões trazem gráficos que mostram uma situação falada no enunciado. Para resolver a questão corretamente é necessário que o aluno entenda o enunciado e também o gráfico. Os gráficos que mais aparecem são os de setor, barras e de segmento.

4 – Estatística: O foco nesse assunto são as questões que falam de média aritmética, mediana e moda. Na grande maioria das vezes esse assunto traz gráficos, por isso, é muito importante aprender a ler gráficos.

5 – Porcentagem: Esse é um tema muito falado na prova de matemática do ENEM, principalmente, pelo fato de não precisar aparecer de forma isolada nas questões. É Muito comum aparecer exercícios relacionados a economia, indicadores de população, taxas, entre outros e pedir cálculos de porcentagem. É importante que o aluno se lembre que o cálculo da porcentagem é sempre feito sob um determinado valor, por isso, preste muita atenção no enunciado para descobrir qual o valor deve-se calcular a porcentagem.

6 – Funções: É um tema muito abrangente para estudar. O indicado é que o aluno foque em três temas: teorias das funções, que são aqueles problemas em que é necessário substituir valores, funções do 1° grau, não se pode deixar de estudar o gráfico de uma função de 1° grau e função do 2° grau, especialmente, exercícios que foquem na ideia de máximo e mínimo.

7 – Análise combinatória: Esse assunto de matemática é responsável por determinar possibilidades. O aluno pode se deparar com questões desse tema de forma contextualizada nos mais variados assuntos, como colocação em pódios, resultados, formação de times, e muito mais. É fundamental saber a diferença de combinação, arranjo e permutação.

8 – Probabilidade: Esse tema gera muita insegurança em quem vai fazer a prova de matemática do ENEM, principalmente, quando vem acompanhada de análise combinatória. A dica é praticar com exercícios que falem desse assunto.

9 – Geometria plana: A geometria plana é o tema que fala de trapézios, quadrados, círculos, triângulos e outras figuras geométricas. É necessário analisar o enunciado completo para resolver as questões.

10 – Geometria espacial: Grande parte das perguntas de geometria espacial pede para determinar o volume de cilindros, esferas, cones, pirâmides e prismas. É muito comum os termos “capacidade” e “volume” serem apresentados como sinônimos na prova de matemática e suas tecnologias.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.