10 Dicas para estudar cada assunto de Língua Portuguesa para o ENEM e outros vestibulares

O ENEM (Exame Nacional do Ensino Médio), é muito aguardado por todos os estudantes que buscam uma vaga no ensino superior, seja em faculdade pública ou particular. Além do ENEM, outros vestibulares recebem milhares de inscritos que sonham em se formar na profissão que escolheu.

Todas as matérias são importantes, porém a língua portuguesa tem uma relevância maior, já que é nosso idioma e temos a obrigação de conhecê-la profundamente.

10 dicas para estudar cada assunto de português para o ENEM e outros vestibulares

1 – Livros obrigatórios: Se o vestibular tiver uma lista de livros obrigatórios, procure lê essas obras com atenção. No caso do ENEM, veja a lista de livros mais pedidos.

2 – Linguagem verbal e não verbal: Procure estudar esse assunto com quadrinhos e charges que ajudam a compreender a relação entre linguagem verbal (texto) e não verbal (imagem).

3 – Estrutura e formação de palavras: Dê atenção aos prefixos (negação, por exemplo) e sufixos (diminutivo e aumentativo, por exemplo) que podem tornar a palavra mais enfática. Textos literários e peças publicitárias exploram muito essas possibilidades.

4 – Recursos linguísticos: Faça exercícios com polissemia (palavra que possui vários sentidos). Ela pode enfatizar uma determinada intenção comunicativa ou simplesmente tornar o texto confuso. Ironia também é importante. Fique atento a cada intencionalidade para perceber o desvio, a sutileza ou o humor de cada sentido.

5 – Gênero textual: Estude a identificação de gêneros textuais como: quadrinhos, publicidade, resenha, editorial e carta. Estude também a intenção de cada um.

6 – Variante liguística: Além de estudar o tipo de variante empregada que pode ser regional, popular e culta, é importante notar a interferência dela na organização do texto.

7 – Figuras de linguagem: Estude todas as figuras de linguagem, principalmente: metáfora, paradoxo, ironia e gradação e dê atenção aos tipos de sentidos que elas dão. Fique atento aos efeitos causados pela conotação (linguagem figurada) nas situações comunicativas.

8 – Sintaxe: Nos períodos compostos é essencial perceber a variação de sentido proporcionada pela escolha de uma determinada conjunção ou conectivo. Saiba identificar os desvios de concordância e regência.

9 – Categorias gramaticais: Procure estudar muito, pronome, adjetivo, substantivo, advérbio e conjunção. É importante perceber, por exemplo, que pronomes e advérbios podem ser usados como elementos de coesão e de coerência no texto e que são empregados na substituição de um determinado termo.

10 – Verbos: A melhor maneira de estudar verbo é observar, em textos variados, como um tempo pode substituir outro para realçar a construção do sentido em um texto. Os estudantes devem saber usar os modos imperativo, subjuntivo e indicativo e relacionar os tempos.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *