10 Dicas para os pais fazerem os filhos se sentirem especiais

dicas para os pais

As dicas para os pais fazerem os filhos se sentirem especiais são simples e fundamentais. Com a correria do dia a dia está cada vez mais difícil para os pais serem presentes na vida dos filhos. Porém, essa é uma obrigação e faz bem não só para as crianças como também para os adultos.

Ajudar o filho a se sentir amado e especial e também os seus irmãos, pode moldar a identidade da criança e fazer com que ele tenha uma boa autoestima.

10 Dicas para os pais fazerem os filhos se sentirem especiais

Olhe nos olhos – Muitos pais “modernos” acham que podem dar atenção aos seus filhos quando estão mexendo no computador, no celular ou fazendo outras coisas. Na realidade isso não dá muito certo. Sempre que um filho for conversar com você pare e olhe nos olhos dele. Isso fará com que ele se sinta especial e muito importante para você.

Passe um tempo com seus filhos sem tecnologia – Não precisa ser um tempo longo, se você é muito ocupado ou ocupada, tente ficar, pelo menos 10 minutos por dia com seus filhos. Deixe a criança decidir o que vocês farão juntos, desligue os aparelhos com internet e nada de ficar o tempo todo querendo ver suas redes sociais.

Faça perguntas sobre o dia a dia dos filhos – Todo pai e mãe sempre perguntam para os filhos como eles foram na escola. É importante perguntar isso, mas também tente fazer outras perguntas como: o que aconteceu no seu desenho predileto, sobre seus amigos, o que aconteceu com ele no dia a dia, sonhos e o que mais quiser.

Crie tradições – Não precisa criar coisas exageradas, o essencial é criar memórias que fiquem na mente de seus filhos por muito tempo. Prepare um café da manhã com seu filho, escolha um dia no mês para vocês passearem, dentre outras. O fundamental é estreitar ainda mais os vínculos entre pais e filhos.

Procure dar carinho ao seu filho – Dê um beijo na bochecha do seu filho para acordá-lo ou então quando ele for para a escola, dê um abraço quando ele for dormir ou então crie um aperto de mão ou comprimento especial, etc.

Goste do que eles gostam – Ouça com entusiasmo quando seus filhos falarem sobre um desenho ou brinquedo que amam. Tente mostrar interesse, assim as crianças se sentirão ainda mais especiais.

Tenha paciência – A paciência é uma das maiores virtudes que os pais devem ter com seus filhos. Caso ele faça algo errado, converse e jamais bata na criança, porque isso só fará com que ela tenha medo de você.

Seja presente – Se você trabalha o dia inteiro, então procure levar seu filho para a escola, leia uma história para ele antes de dormir ou procure fazer alguma refeição com ele. Todo pai e mãe devem estar presentes na vida dos filhos. Tenha cuidado com pessoas estranhas e jamais deixe seus filhos muito tempo com outros adultos, mesmo que sejam da família ou conhecidos.

Destaque os sucessos das crianças – Se seu filho tirou uma nota boa na prova ou fez uma redação elogiada pela professora, cole na geladeira ou em qualquer outro canto de destaque da casa. Com isso, a criança perceberá que tudo que ela faz é importante para você.

Dê atenção aos filhos de forma individual – Se você tem mais de um filho, é muito importante passar um tempo com eles juntos e também separados. Caso tenha dois filhos, tire um dia no mês para sair com um deles e outro dia para sair com o outro filho. Porém, lembre-se que as saídas com a família toda junta são essenciais.

Portanto, siga as dicas para os pais fazerem os filhos se sentirem especiais e verá como sua família será mais feliz. Mesmo com todo o trabalho e as preocupações da vida, os pais devem entender que o mais importante é a criação dos seus filhos, pois, no futuro eles vão se lembrar de tudo e depende de cada mãe e de cada pai se eles vão se lembrar de coisas boas ou coisas ruins. Então tente ser o melhor pai ou mãe que puder.

 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *