10 Livros mais cobrados em literatura do ENEM

Uma das matérias mais importantes da prova do ENEM é a língua portuguesa e entre os assuntos mais abordados nas 45 questões está a literatura. Para poder acertar as questões de literatura do ENEM é essencial ler muitos livros, sendo que alguns são os mais pedidos no exame.

10 livros mais cobrados em literatura do ENEM

1 – Iracema (José de Alencar) 1865: Iracema é o primeiro livro de uma trilogia e um dos romances mais famosos do Brasil. O livro conta a história da índia virgem dos lábios de mel com um português. Por meio desse livro dá para saber mais sobre a colonização portuguesa no Brasil.

2 – Vidas Secas (Graciliano Ramos) 1938: Esse livro é uma crítica assídua à miséria vivida por famílias que moram na região nordeste, principalmente na Bahia e em uma tentativa de mostrar a fuga do sertão e o movimento dos retirantes.

3 – Capitães de Areia (Jorge Amado) 1937: Esse livro é uma exemplificação e descrição da luta de classes e marginalização dos menos favorecidos. Essa obra mostra como cada um dos menores abandonados lida com as dificuldades e enfrenta a sociedade proletária.

4 – Dom Casmurro (Machado de Assis) 1900: Esse livro é estudado por milhares de pessoas para entender o comportamento humano e indicado como pioneiro do Modernismo no Brasil. Dom Casmurro é um romance que fala da impulsividade, ciúmes e tem um final polêmico.

5 – O cortiço (Aluísio Azevedo) 1890: Essa obra é uma denúncia clara das péssimas condições de vida da classe trabalhadora no final do século XIX. A história é marcada por personagens caricatos e mostra o dia a dia e expõe a vida de quem morava nos cortiços.

6 – Memórias Póstumas de Brás Cubas (Machado de Assis) 1881: Esse livro no início foi publicado em folhetins, somente depois oficialmente como livro. É uma narrativa brasileira das mais interessantes, a chamada “defunto-autor”, porque mostra a história de um homem contada por ele próprio depois de morto.

7 – Macunaíma (Mário de Andrade) 1928: Esse livro é uma crítica ao modernismo. Ele mostra a multiculturalidade do Brasil e fala de mitos, lendas indígenas e crenças.

8 – Cidade e as Serras (Eça de Queiroz) 1901: Essa obra faz comparações entre a vida agitada e turbulenta de Paris com uma cidade calma e serrada que se chama Torres.

9 – Memórias de um Sargento de Milícias (Manuel Antônio de Almeida) 1854: Por ter tido uma infância pobre, Manuel Antônio de Almeida, consegue usar uma linguagem popular e gírias da época para contar o romance vivido por um Sargento.

10 – Auto da Barca do Inferno (Gil Vicente) 1517: Esse livro escrito com o intuito de ser interpretado como peça teatral, mostra através de dois personagens principais, diabo e anjo, crenças religiosas do século XVI.

Portanto, para se dar bem em literatura do ENEM 2018 é preciso ler e entender as 10 obras listadas acima.

 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.