11 Dicas para dormir bem no calor e no verão que todo mundo pode seguir

 

dormir bem no calor

As dicas para dormir bem no calor são essenciais para descansar não só nas noites de calor como também no verão. São ações simples que podem ser adotadas em todos os quartos da residência.

11 dicas para dormir bem no calor e nas noites de verão 

1. Iluminação – A iluminação amarela é a mais indicada para os quartos, pois, ela não cansa os olhos e é mais aconchegante. Entretanto, no verão a cor amarela que é quente não é indicada. As lâmpadas de LED e fluorescentes com iluminação branca são ótimas aliadas para o quarto no verão, porque não produzem calor como as incandescentes. Já se for dormir durante o dia a dica é fechar as cortinas no período de sol. Os modelos de cortinas blackouts são as melhores.

Então nas noites quentes comuns a dica é usar as luzes amarelas, já nas noites quentes de verão, a melhor opção são as luzes com iluminação branca.

2. Ventilação e arquitetura – Faça duas aberturas no quarto, podem ser duas janelas ou uma porta e uma janela, isso formará uma correnteza leve de ar que deixará o ambiente do quarto mais aconchegante.

3. Limpeza e organização – Para ter um quarto mais fresco na hora de dormir é preciso limpar e organizar. Arrume a cama, guarde as roupas e objetos que estejam espalhados na correria do dia a dia. Manter o local organizado e limpo também deixará o quarto fresco e ventilado.

4. Ar-condicionado e ventilador – Os dois aparelhos ajudam. O ventilador é mais útil se for direcionado para uma janela aberta. Quando o ventilador é direcionado para o corpo, o vento pode provocar uma queda no sistema imune, favorecendo a contaminação por bactérias e vírus.

Já o ar-condicionado que tem o papel de baixar a temperatura também requer precauções. O ar-condicionado direcionado para a cama ou para o corpo não é a melhor maneira. Escolha direcionar o aparelho para outro canto do quarto. A temperatura ideal do ar-condicionado é de 23 °C. Faça a manutenção correta com a troca de filtros e limpeza para evitar alergias e manter a umidade normal do ambiente.

Leia Também:

10 Dicas para os pais fazerem os filhos se sentirem especiais

Dormir com Maquiagem – Saiba Quais os Danos Causados na Pele

Como dar banho no bebê em dias frios

5. Para quem não consegue pegar no sono – Ir para cama deve ser um ritual de relaxamento. Escolha roupas fresquinhas e leves para dormir. Para a roupa de cama, escolha tecidos macios e frescos. Lençóis de linho e de algodão esquentam menos. Opte por travesseiros de látex natural por serem frescos, ventilados e laváveis, além de contar com uma capa externa com zíper 100% algodão. Tecidos com fibras naturais são os melhores.

6. Banho gelado ou quente – O banho gelado pode parecer muito bom em dias quentes, mas o efeito de um banho muito frio não é indicado. Quando o corpo entra em contato com a água gelada, a temperatura fica mais alta. O frio provoca uma vasodilatação para recuperar o calor e isso pode piorar a sensação de mal-estar. O ideal é tomar banho com água em temperatura ambiente para o morno.

7. Insetos – Não tem coisa pior do que ter o sono atrapalhado pelos mosquitos e outros insetos. O calor sempre vem junto com a infestação de mosquitos. Use aparelhos repelentes ou mosquiteiros na cama ou nas janelas.

8. Hora para dormir – O corpo humano tem o seu relógio, por isso, ter a hora certa para se deitar facilita muito na hora de dormir bem no calor. Crie uma rotina e você verá como será bem mais fácil dormir.

9. A última refeição antes de dormir – Não é indicado comer quase na hora de dormir. O jantar deve ser com alimentos leves, como salada com frutas frescas e peixe. Evite refeições com muitas calorias e em grande quantidade, porque isso piora a sensação de calor. Outra dica é se manter hidratado durante o dia inteiro, para não ficar com muita sede ao entardecer e acabar acordando no meio da noite. Se quiser beba um chá calmante como erva-doce, camomila e hortelã.

10. Desconecte-se – A luz azul que vem dos aparelhos como o celular e da televisão pode estimular o cérebro e deixá-lo mais ativo, impedindo o relaxamento. Por isso, evite o contato com as tecnologias antes de ir para cama. Se for praticar exercícios, faça isso em torno de duas horas antes de dormir.

11. O que fazer se acordar no meio da noite – Se acordar durante a noite e não conseguir mais dormir, a dica é tomar um banho morno, evitando a água fria. Abra a janela para ventilar, mas por pouco tempo.

Portanto, se está difícil dormir nas noites de verão ou nas noites quentes, siga as dicas e tenha um sono relaxante, pois, para fazer as coisas no outro dia é preciso dormir muito bem. Essas dicas para dormir bem no calor também podem ser usadas nas noites frias, pois, algumas noites no inverno também podem ser muito quentes. Cuide do seu sono para ter um dia produtivo.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *