Nos dias atuais, muitas pessoas estão ficando acima do peso. Isso se deve, principalmente, a falta de tempo e condições financeiras para aderir a uma alimentação saudável e adequada. Por isso, as dietas estão sendo muito procuradas por pessoas de todas as idades.
Para quem está buscando uma opção para emagrecer, aqui vão 3 dietas eficazes para perder peso.
3 dietas eficazes para perder peso
1. Dieta Low Carb – Essa dieta propõe a diminuição da quantidade de carboidratos ingeridos. A orientação em uma alimentação normal é que 50 a 55% do que é ingerido no dia seja carboidrato. Já no método low carb, o macronutriente pode compor entre 45% a 50% do que é consumido em um dia. É importante dizer que a redução extrema de carboidratos, ou seja, abaixo de 40%, até faz emagrecer, porém, o emagrecimento não será saudável.
A dieta Low Carb é eficaz pelo fato de diminuir os carboidratos comuns que fazem com que a gordura se acumule no corpo. Ao ingerir os carboidratos é importante optar pelas versões com índice glicêmico baixo ou moderado, porque eles contribuem para a queima do estoque de gordura do corpo.
Alguns alimentos que devem fazer parte da dieta Low Carb são: alface, rúcula, chuchu, cebola, pepino, espinafre, berinjela, abobrinha, pimentão, couve, tomate cereja, cogumelos, brócolis, quinoa, soja, leite e derivados, ovos, peixes, carnes, abacate, pêssego, morango, coco e melão, sendo que as frutas devem ser consumidas sempre com uma fonte de fibras como semente de chia.
2. Dieta detox – Quem busca uma dieta eficaz, uma ótima alternativa é a dieta detox. Essa dieta pode ser encontrada em todo site ou blog de dietas, pois, ela realmente funciona. O objetivo dessa dieta que também é chamada de desintoxicante é eliminar substâncias que prejudicam o organismo. A maioria das dietas detox propõe a diminuição da quantidade de calorias ingeridas e alguns dias uma alimentação a base de líquidos.
A dieta detox ajuda a emagrecer porque envolve uma redução na quantidade de calorias ingeridas, fazendo com que a pessoa gaste mais energia do que consome. Isto faz emagrecer. Essa opção também pode melhorar a digestão, fazendo com que a queima de gorduras seja mais eficaz.
Os alimentos permitidos são: frutas frescas, secas e sem açúcar, verduras e legumes orgânicos, como couve, brócolis, repolho, cereais integrais como aveia, quinoa e arroz, chás como de cavalinha, hibisco, verde, dentre muitos outros.
3. Dieta mediterrânea – Ela é baseada na ingestão de alimentos frescos e naturais como: queijo, leite, cereais, legumes, frutas e azeite, sendo preciso evitar alimentos industrializados como bolos em pó, carne de lata, salsichas e muito mais. A dieta mediterrânea é na realidade um tipo de alimentação que auxilia a mudar o estilo de vida, e nem sempre precisa ser com poucas calorias para ajudar a emagrecer, pois, ela melhora o metabolismo e auxilia a controlar o peso.
Aderindo os alimentos naturais no dia a dia, as pessoas emagrecem com saúde e ainda evitam doenças como câncer, doenças cardiovasculares e doenças degenerativas.
A dieta do mediterrâneo está entre as dietas mais eficazes para emagrecer pelo fato de ao trocar os alimentos industrializados pelos naturais, a pessoa consome menos substâncias engordativas e prejudiciais à saúde.
Portanto, as dietas eficazes estão aí para ajudar as pessoas a perder peso. Porém, antes de escolher uma, procure um médico, pois, ele dirá qual dieta combina mais com o seu perfil.