5 Alimentos que auxiliam no tratamento do câncer de mama

Estamos em outubro, mês mundial de conscientização sobre o câncer de mama, neste mês milhares de pessoas e instituições se reúnem para conscientizar as mulheres da importância do autoexame e do diagnóstico precoce, que podem salvar muitas vidas. Esse mês foi batizado de Outubro Rosa.

O câncer de mama é o segundo tipo mais comum do mundo. Somente no Brasil 42 mulheres morrem diariamente em decorrência dessa doença. Esses dados são do Inca (Instituto Nacional do Câncer).

Quanto antes essa doença for diagnosticada maiores são as chances de cura. O tratamento do câncer de mama necessita de muitos cuidados e uma aliada fundamental para que o tratamento funcione é a alimentação.

Agora que estamos no Outubro Rosa, a nutricionista Aline Quissak, pesquisadora e especializada em oncologia pela University of Guelph no Canadá, destacou 5 alimentos que prometem ajudar as mulheres que estão lutando contra essa doença. A especialista afirma que esses alimentos não são remédios e nem substituem o tratamento indicado. São alternativas terapêuticas que auxiliam na recuperação do organismo.

5 alimentos que ajudam no tratamento do câncer de mama

1 – Cebola roxa: A cebola roxa ajuda os rins a filtrarem as toxinas e o sangue, dando a paciente melhor oxigenação e disposição. Além disso, a cebola roxa é rica em quercetina, um antioxidante que não atrapalha a quimioterapia e ajuda as células de câncer a não se desenvolverem novamente. A dica é consumir ¼ de xícara de cebola roxa por dia.

2 – Alho: O alho é rico em uma substância chamada alicina. Esse composto é benéfico para o tratamento do câncer, ele vem se mostrando muito eficaz na inibição do crescimento das células de tumor, principalmente de mama. Um dente de alho por dia é o suficiente. A dica é preferir consumir o alho amassado, pois, libera mais alicina.

3 – Azeite de oliva extra virgem: Esse azeite é o único óleo com pontuação anti-inflamatória, uma colher de sopa de azeite de oliva extra virgem tem 74 pontos. Quem está passando por um tratamento contra o câncer deve adicionar no cardápio por volta de 3 a 4 mil pontos, por esse motivo, ele está sempre associado aos alimentos saudáveis.

4 – Broto de alfafa: Os brotos contam com enzimas digestivas e altos níveis de vitaminas do complexo B. As pessoas que estão passando por tratamento contra o câncer costumam não sentir vontade de comer proteínas, principalmente carnes. Os brotos ajudam no estufamento causado pela digestão de proteínas, além de possuírem vitaminas do complexo B que são essenciais para tirar o cansaço e a falta de disposição comum durante o tratamento.

5 – Brócolis cozido no vapor: Esse alimento possui uma substância chamada de sulforafano. Entretanto, essa substância só é liberada quando se une com outra chamada mirosinase, encontrada na mastigação ou pelo cozimento leve. Por esse motivo não é indicado comer brócolis cru e nem muito cozido. A indicação é consumir 100 g de brócolis no mínimo 3 vezes por semana. Isso ajudará na ativação do apoptose, mecanismo que mata células infectadas e que é desativado pelas células do câncer.

Portanto, as mulheres que estão com câncer de mama devem ingerir os alimentos acima para fortalecer o organismo e tornar um pouco mais fácil a luta contra essa doença terrível e para as mulheres que não têm câncer de mama a dica é fazer o autoexame, pois, o diagnóstico precoce salva vidas.

 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *