5 Assuntos de Sociologia que mais caem no ENEM

O ENEM (Exame Nacional do Ensino Médio) se tornou a prova mais importante do Brasil, pois, dependendo da nota, o estudante pode conseguir uma vaga de nível superior em uma universidade privada ou pública, e mesmo que não consiga ainda pode tentar um financiamento estudantil.

Como o ENEM 2018 está chegando, agora é hora de focar nos principais assuntos de cada matéria como Sociologia. A sociologia é uma das disciplinas cobradas na prova de ciências humanas do ENEM, e mesmo não parecendo importante, acertar as questões dessa matéria pode aumentar muito a nota.

5 assuntos de sociologia que mais caem no ENEM

1 – Mundo do trabalho: Esse tema fala de vários assuntos como: capitalismo, relação entre trabalho e cidadania, globalização, flexibilização de leis trabalhistas, escravidão contemporânea, taylorismo, fordismo e precarização do trabalho.

2 – Ideologia: O tema ideologia costuma cobrar correntes teóricas, econômicas e políticas a partir de autores clássicos do pensamento social como Max Weber e Karl Marx. É fundamental ter em mente a relação entre ideologia e direitos humanos, além dos processos históricos que envolvem temática.

3 – Cidadania: No assunto de cidadania, o ENEM costuma cobrar os temas movimentos sociais, democracia, violência e discriminação, políticas e sociais e direitos civis.

4 – Meios de comunicação, tecnologia e cultura: O ENEM costuma cobrar reflexões sobre o impacto da tecnologia na socialização e hábitos de consumo e a relação entre violência simbólica e publicidade.

5 – Cultura e indústria cultural: Nesse tema os assuntos principais são identidade, patrimônio cultural, mercado de bens culturais, teoria crítica e definições antropológicas.

Portanto, se quer se dar bem em sociologia no ENEM 2018, foque nos assuntos acima, faça anotações e boa sorte.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *