5 Dicas de quanto cobrar pelo trabalho de marketing digital

trabalho de marketing digital

Para poder entrar na área do marketing digital todos se perguntam se é um trabalho lucrativo querendo saber quanto cobrar pelo trabalho de marketing digital, porém esse questionamento é difícil de ser respondido.

Na área de marketing online não existe um valor exato a ser cobrado pelo serviço ofertado, já que, cada cliente possui uma demanda diferente para ser atendida com ações próprias, por isso, essa é uma questão que deve ser bem analisada e para ajudar vamos falar de alguns aspectos desse cálculo.

5 Dicas de quanto cobrar pelo trabalho de marketing digital

1 – Defina sua estratégia de mercado

Antes de saber quanto cobrar pelo trabalho de marketing digital é importante definir qual será sua estratégica de atuação no mercado, pois, no dia a dia dessa área é essencial ter um plano de ações definido e investir na área em que você é realmente qualificado antes de pensar em orçamento. Não caia no erro de querer oferecer um trabalho que não domina só para poder cobrar mais caro, faça o que faz bem feito e desfrute dos bons resultados.

2 – O que é barato e o que é caro no marketing digital?

Quando se inicia nesse tipo de negócio logo vem à dúvida se o preço cobrado por seus serviços está muito caro e injusto ou barato demais e você está pagando para trabalhar.

Contudo na área de marketing digital não existe nada caro, sendo que, o que pode sair caro é não entregar bons resultados e um trabalho insatisfatório, já que, não é só porque está começando agora sua carreira em marketing digital que precisamente vai ter que cobrar um preço muito abaixo do mercado, pois, a remuneração deve sempre ser proporcional ao serviço que vai oferecer para não comprometer a imagem de sua agência, porém, o que pode fazer nesse começo é dar um desconto, cobrando um valor um pouco mais baixo, especialmente visando conseguir os primeiros casos do seu portfólio, mas nada que vá desvalorizar seu trabalho.

Agora se já for um profissional com um histórico de sucesso pode cobrar o preço justo de mercado ou até um pouco maior dependendo do diferencial do seu serviço.

3 – Calcule seus custos operacionais

Para saber quanto pode cobrar pelo trabalho de marketing digital é indispensável fazer um levantamento dos custos operacionais, por exemplo, tarifas de serviço de internet, custos de ferramenta e softwares de marketing digital, custo de locação, impostos, encargos, entre outras coisas para ter uma base.

4 – Quanto espera ganhar com o trabalho de marketing digital?

Se você trocou a estabilidade de um emprego fixo pelo desafio de ser um empreendedor digital dono de sua própria agência, deve saber que, pelo menos no início não vai ganhar o que espera.

Nas campanhas de marketing online é importante ter uma meta o que vai ajudar a decidir o quanto vai cobrar, um cálculo que pode ajudar é o valor da hora trabalho que pode ser igual ao resultado desejado mais os custos operacionais divididos pelas horas, parece complicado, porém, se preparou para atuar nessa área certamente já deve ter se deparado com esse tipo de cálculo.

5 – Consultar o manual vai ajudar a ter um parâmetro

Para ter uma ideia de quanto cobrar pelo trabalho de marketing digital uma dica é dar uma olhada no Manual de Preços e Serviços Digitais da ABRADI (Associação Brasileira dos Agentes Digitais) que traz, além de um conteúdo muito completo, uma tabela com os preços cobrados em cada região.

Em vista de tudo que foi mencionado tenha em mente que não existe um valor exato a ser cobrado pelo trabalho de marketing digital, já que, cada projeto possui características próprias que vão gerar custos diferenciados equivalentes à demanda de ações, sendo assim, na hora de dar um valor faça uma pesquisa, reveja suas rotinas, avalie os custos dos serviços e chegue a um valor justo para você e seus clientes.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *