5 Motivos para incluir as proteínas no dia a dia da sua família

incluir as proteinas nas refeições

Incluir as proteínas no dia a dia da família é muito importante. Todo mundo sabe que as proteínas são fundamentais para a saúde de suas crianças e também para todos os adultos.

O que são as proteínas?

As proteínas são nutrientes formados por uma ou mais cadeias de aminoácidos, (como se elas formassem um colar de pérolas e cada aminoácido fosse uma pérola) e podem ser encontrados em todos os seres vivos.

Esses nutrientes estão em quase todos os processos biológicos do corpo humano, do transporte de oxigênio à regulação dos hormônios.

Diferente das plantas, os animais não conseguem produzir todos os aminoácidos de que um organismo necessita para sobreviver. Por isso, a importância de ingerir alimentos ricos em proteínas, tanto vegetais quanto animais, que na digestão serão transformados em aminoácidos.

Para ter qualidade de vida não é indicado levar em conta somente a qualidade das proteínas consumidas, como também a quantidade e o horário em que elas serão ingeridas. Conheçam 5 razões para incluir as proteínas no dia a dia da família.

5 motivos para incluir as proteínas no dia a dia da família

1. Ajuda no crescimento – Um dos principais motivos para incluir as proteínas no nosso dia a dia é que ela ajuda no crescimento das crianças. Pode haver um desequilíbrio durante a noite por conta das horas que as crianças ficam em jejum enquanto dormem. Entretanto, o consumo de no mínimo 7 gramas de proteína no café da manhã pode reverter esse processo.

2. Auxiliam na cicatrização – Como as proteínas são a base para a formação de novos tecidos, elas são fundamentais para regenerar as feridas e cortes. A carência desses nutrientes no organismo pode prejudicar a cicatrização da pele, porque, interfere na produção de colágeno.

3. Ajudam a ganhar massa muscular – Além da alimentação adequada, outro fator que ajuda no desenvolvimento e no crescimento das crianças são os exercícios físicos. O consumo de proteínas após os exercícios favorece a recuperação do corpo, assim como o ganho da massa muscular.

4. Fortalece a imunidade – Os anticorpos, que são as células de defesa do corpo humano são formados pelas proteínas. Com isso, a ingestão correta desse nutriente fortalece o sistema imunológico, deixando as crianças mais fortes e resistentes a infecções causadas por vírus e outros microorganismos.

5. Dá energia – Assim como os carboidratos que aumentam a disposição no dia a dia. As proteínas também são fontes de energia para o nosso organismo.

Alimentos ricos em proteínas

Alguns alimentos ricos em proteínas são: carne de frango, carne de vaca, queijo, salmão, pescada, ovo, iogurte, leite, soja, quinoa, lentilha, tofu, feijão, ervilhas, arroz, grão de bico, sementes de linhaça e gergelim, dentre outros.

Portanto, é muito importante incluir as proteínas no dia a dia da família para deixá-la mais saudável.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *