Sempre estamos preocupados com o nosso corpo e esquecemos de exercitar a mente, o que é muito importante para envelhecer bem e longe das doenças de memória que tanto atingem a terceira idade.
6 Melhores exercícios para a memória
Faça revisão – A noite antes de dormir faça uma revisão do seu dia, lembrar de que aconteceu com você da hora que acordou até voltar para cama é muito bom, o que comeu, com quem conversou é um dos melhores exercícios para a memória. Se preferir pode ter um diário, assim estará garantindo que fará isso todos os dias.
Crie mapas mentais – Se lembrar dos detalhes dos lugares por onde passou é complicado, porém, quando chegar em casa desenhe um mapa dos lugares que esteve naquele dia, fique atento aos detalhes, esse exercício vai ajudar na sua memória espacial e também visual.
Use sua mão não dominante – Você é destro ou canhoto? Tente fazer outras atividades com sua mão não dominante como: escovar os dentes, escreva, se penteie, entre outras coisas do tipo faz a mente trabalhar duro e se exercitar bastante.
Mude sua rotina – A rotina é muito bom e dar segurança, porém, tentar mudar um pouco como: usar as escadas em vez do elevador, fazer outro caminho até a escola ou trabalho, entre outras coisas, colaboram para melhorar seus níveis de atenção te deixando mais alerta.
Aprender algo todos os dias – Aprender é sempre bom e pode fazer isso lendo um livro didático de qualquer matéria, fazendo um curso de idioma, entre outras coisas.
Trabalhe sua memória – Tente decorar um número de telefone novo, seu CPF, o endereço de um amigo, faça uma conta matemática sem usar a calculadora, brinque com o jogo da memória e responda palavra cruzada, esses são ótimos exercícios para a mente que vão te ajudar a se manter são mesmo com o avanço da idade.