Na última fase da novela Coração Indomável Maricruz se depara com o pintor Afonso que faz de tudo para conquistá-la, mas ele não consegue. Com raiva de Otávio Maricruz decidiu deixar que Afonso a pintasse, mas em breve a mocinha vai descobrir que o pintor é um ladrão e mau caráter.
Desde que conheceu Afonso Maricruz percebeu que ele era um mulherengo e um pintor medíocre, mas graças a Aníbal ela descobrirá que ele também é um ladrão.
Em Coração Indomável Afonso ofende Maricruz e leva tapa
Nos últimos capítulos de Coração Indomável Maricruz está no apartamento de Afonso quando Aníbal chega e pede seu quadro “Libertação” de volta. Afonso oferece 20 mil dólares pelo quadro, mas Aníbal não aceita e vai embora.
Afonso revela para Maricruz que já vendeu o quadro de Aníbal por mais de um milhão de dólares. A mocinha afirma que já sabia que ele era mulherengo, volúvel e cínico, mas ladrão ela ainda não sabia.
Maricruz se surpreende ao saber que Afonso vendeu um quadro que não era dele e que está escondendo de Aníbal que é o criador da obra. A mocinha se indigna e Afonso a ameaça dizendo que se ela contar para alguém o que descobriu, ele denunciará Otávio pelo roubo do quadro que ele pintou dela.
Na trama Coração Indomável Maricruz diz para Afonso que agora que descobriu como ele é ela vai sumir da vida dele e deixar o emprego na casa da mãe dele.
Afonso ofende Maricruz dizendo que sua mãe vai se livrar de uma aventureira que tem um passado obscuro e tenebroso. A mocinha dá um tapa na cara do pintor que fica indignado e eles continuam discutindo.
Maricruz vai embora e Afonso diz que tem os esboços da pintura dela e pode ser que ele aumente a sua galeria de nudez e é isso que ele vai fazer.
Portanto em Coração Indomável Maricruz vai descobrir que Afonso é um criminoso e ele a ofende o que fará com que ela o ponha em seu lugar.