Na novela A Usurpadora Paulina não pode ter filhos, mas sempre foi muito carinhosa com todas as crianças. Emílio é filho de Carlos com Susana e Lisette é filha de Carlos com Paola. Embora os dois não sejam mais crianças, Paulina os trata como se fossem seus filhos.
Paola nunca se deu bem com seu enteado e tão pouco com sua filha, mas a chegada de Paulina vai mostrar a eles como é o carinho de uma verdadeira mãe.
Em A Usurpadora Paulina salva Emílio e Lisette na mesma noite
Nos próximos capítulos de A Usurpadora Paulina percebe que Emílio está chegando em casa e que ele bebeu alguma coisa. Ela se levanta da mesa e vai conversar com ele que pensa que ela o maltratará.
Paulina diz que a recaída faz parte do processo de recuperação e que para evitar problemas com Carlos ela vai dizer que ele está indisposto, por isso não desceu para o jantar. Quando Paulina está voltando para a mesa escuta uma conversa no telefone.
O rapaz que está com Lisette fala no telefone que fez uma aposta para ficar com a filha do presidente naquela noite. Paulina chama a filha de Paola e conta o que escutou. Lisette fala com o canalha e o coloca em seu lugar.
Na mesma noite Paulina consegue salvar Emílio de uma briga feia com seu pai por ele ter bebido no dia de um jantar tão importante e salvar Lisette de dormir com um canalha para ele ganhar uma aposta.
A mocinha vai demonstrar que é uma ótima pessoa e que ama os dois filhos do presidente como se fossem dela. Esse amor e carinho que ela tem por Emílio e Lisette está fazendo com que Carlos fique cada vez mais apaixonado por ela.
Portanto em A Usurpadora Paulina vai salvar Emílio e Lisette de duas coisas terríveis e isso mostrará que eles podem contar com ela em qualquer situação.