Na novela Coração Indomável Maricruz é uma mocinha que sofre do início ao fim da história. Em breve Aníbal vai tirar a vida de Afonso, mas como Otávio vai ser acusado do crime Maricruz decide assumir que foi ela que matou o pintor.
Mercedes é uma jovem milionária que iria se casar com Afonso por achá-lo lindo e para fazer inveja às suas amigas e ele iria se casar com ela por causa do dinheiro, pois seus pais estavam falidos, ou seja, eles estavam noivos, mas não se amavam.
Em Coração Indomável Mercedes enfrenta Maricruz na prisão
Nos últimos capítulos de Coração Indomável após Maricruz assumir o assassinato de Afonso a primeira visita que ela recebe é de Mercedes, noiva do pintor. Mercedes pergunta para a mocinha porque ela fez isso e que custa acreditar que Maricruz com aquelas mãos tão finas possa ter enfiado uma faca no coração do seu noivo.
Maricruz afirma para Mercedes que ela matou Afonso, porque ele a matou moralmente pintando aquele quadro dela sem roupa e que ela ficou com medo de sua filha Guadalupe um dia ver essa pintura.
Mercedes diz que isso é muito pouco para ela ter matado Afonso e pergunta se eles eram amantes. A mocinha fala que não é porque Mercedes está abalada pela morte de Afonso que pode ofendê-la.
Maricruz fala que mesmo que Afonso fosse o único homem da Terra ela jamais seria sua amante. Mercedes pergunta se ela não pensou em sua filha e ela responde que Otávio vai cuidar muito bem dela.
Mercedes pergunta se Maricruz ama Otávio ela diz que até a morte e que é capaz de fazer qualquer loucura por ele. Mercedes fala que gostaria de conhecê-lo e Maricruz fica com ciúmes. A moça surpreende Maricruz dizendo que quer ajudá-la.
Portanto em Coração Indomável Mercedes vai até a prisão saber de Maricruz por que ela matou o seu noivo e no fim ela acaba oferecendo ajuda para a mocinha.