Nos últimos capítulos de Coração Indomável Maricruz irá para o presídio feminino por assumir o assassinato de Afonso. Entretanto, mesmo contra a sua vontade ela sairá da prisão e finalmente reencontrará a sua filha Guadalupe e Juanita.
Maricruz assumiu a culpa pela morte de Afonso por que pensou que tinha sido Otávio e não queria que ele fosse para a prisão, mas mesmo depois de saber que ele era inocente ela insistiu na mentira para ficar longe de Otávio.
Embora Maricruz não quisesse sair do presídio ela terá algumas pessoas que a ajudarão mesmo contra a sua vontade, são elas: Natasha, Teresa, Cira e o diretor do presídio.
Nos últimos capítulos de Coração Indomável Maricruz se reencontra com Lupita e com Juanita
Na reta final de Coração Indomável Maricruz é solta e antes de sair ela recebe o alvará de soltura e também um papel que Juanita deixou com o endereço de Otávio que é onde Lupita está.
Juanita está com Lupita quando alguém toca a campainha e bate na porta, a moça pergunta quem é, mas ninguém responde e quando ela abre a porta se surpreende por ver que é Maricruz. Juanita abraça Maricruz que logo vai pegar a sua filha Guadalupe que está no sofá.
Juanita diz que graças a Deus, pois ela sabia que a sua patroa não era culpada. A babá fala que está levando Lupita para dormir e Maricruz afirma que agora será ela que levará sua filha para dormir, por que faz muito tempo que ela não faz isso.
Agora a mocinha saiu da prisão e é questão de tempo para ela e Otávio se encontrarem e finalmente ficarem juntos para sempre. Esse casal quase não ficou junto na novela, pois foram muitas intrigas, inveja, orgulho e brigas.
Portanto no final de Coração Indomável Maricruz vai sair do presídio e a primeira coisa que ela faz é ir atrás da sua filha. Agora ela não irá mais se separar dela.