Em Te Dou a Vida a verdade sobre Ernesto veio à tona com as provas de DNA que comprovaram que ele realmente não é filho de Dona Inês e que roubou a identidade do verdadeiro Ernesto.
O delegado vai atrás de Ernesto com o mandato de prisão, porém, o vilão vai conseguir escapar graças a Irene que ver o movimento na frente da casa de Ernesto e o avisa o que está acontecendo, ela ainda vai ajudar o amante a fugir.
Irene vai dizer para Ernesto que não se importa com quem ele é ou o que fez que o ama que a única coisa que importa é estar com ele e fala para Ernesto pedir o que quiser, ela lembra que agora podem recomeçar do zero, já que, é um homem livre sem mulher e filho.
Ernesto vai usar a amante para conseguir cruzar a fronteira, eles ficarão em um hotel e Irene vai alugar um carro e comprar um celular novo para Ernesto, que dirá que eles precisam sair do país e que tem um contato no Arizona.
Irene e Ernesto estão no carro alugado quando veem um bloqueio na rodovia, ela dirige e Ernesto se esconde, eles conseguem passar do bloqueio.
Os vilões se hospedam em outro hotel para passar à noite. Irene consegue um pouco de comida e no dia seguinte sai de novo, quando ela volta escuta Ernesto no telefone falando com outra pessoa, ele diz que precisa de roupas, óculos escuros, um computador e que não vai levar Irene com ele.
Irene fica indignada ao saber que não está nos planos de Ernesto. O vilão amarra, amordaça e deixa a amante trancada em um armário do hotel e vai embora sozinho. Irene ainda vai sofrer mais por ter ajudado Ernesto.
Te Dou a Vida: Nícolas chama Pedro de pai