Quem assiste a Mar de Amor sabe que Hernán Irazábal parecia ser uma boa pessoa, mas na realidade ele era mau. O psiquiatra foi assassinado e depois de muito tempo vão descobrir que quem o matou foi a enfermeira Mercedes.
Mercedes confessou que matou Hernán, por que ele a machucou e queria violentá-la, por isso para se defender ela bateu em sua cabeça com um objeto pesado, mas não queria matá-lo.
Nos últimos capítulos de Mar de Amor Mercedes vai para a prisão
Na reta final de Mar de Amor Mercedes consegue se livrar da prisão no povoado, pois os moradores convencem Santos a deixá-la ficar na casa de Estrela, mas quando ela vai para a capital acaba sendo presa.
Em uma cena Mercedes está chorando e conversando com Oswaldo, o médico diz que é injusto a mandarem para o presídio, pois ela matou Hernán em defesa própria.
Oswaldo diz que pelo menos permitiram que ele pudesse falar com ela para dizer que mesmo que ela fique presa por 50 anos ele irá esperá-la. Mercedes fala que ele é um médico jovem e não irá permitir que ele prejudique sua vida por causa dela.
Oswaldo afirma que o advogado entrará com uma apelação e ele lutará para que ela saia da prisão, mas se não acontecer, ele ficará ao lado dela, por que não poderá amar outra mulher somente ela.
Nos últimos capítulos de Mar de Amor Mercedes será presa por ter matado Hernán Irazábal, mas ela não ficará sozinha, pois Oswaldo está muito apaixonado por ela e está disposto a esperá-la o tempo que for.
Na realidade, Mercedes errou em não contar que ela é a assassina de Hernán, pois Vítor Manuel sofreu muito, mas ela não errou em matar Hernán, pois ela estava se defendendo.
Portanto, Mercedes será presa pelo crime de assassinato, mas o certo é ela ficar livre, por que ela matou Hernán Irazábal para se defender e não tinha a intenção de tirar a vida dele.