O segundo capítulo de A Desalmada promete muita emoção. Fernanda vai perder o marido, ser violenta e ainda levará um tiro.
Otávio queria as terras de Santiago para aumentar seus negócios, como ele não quis vender por bem, o vilão tirou a vida do agricultor para ficar com as terras de seu sítio.
Na noite de núpcias de Fernanda e Santiago Otávio com seus capangas apareceram e causaram a maior tragédia, tentaram obrigar Santiago a assinar a transferência das terras, mas como ele não quis atiraram nele.
Fernanda chegou na hora e vai ver o marido morrer, ela ficará desesperada, vai gritar, brigar querer saber por que atiraram em Santiago.
Otávio ver Fernanda com pouca roupa, molhada e resolve abusar dela. Fernanda será estuprada, depois que o vilão termina ainda manda Carmelo acabar com Fernanda para que não fique provas de seus crimes.
A Desalmada: Fernanda é violentada pelo assassino de seu marido
Fernanda acorda, derruba Carmelo com um tronco de árvore e sai correndo. Ele vai atrás dela com a caminhonete e acaba alcançando-a. Fernanda ainda vai implorar por sua vida, mas Carmelo não terá piedade e vai atirar nela.
Fernanda leva um tiro no ombro e cai no rio. Carmelo avisa ao padrão que matou Fernanda, só que, no dia seguinte seus amigos Joana e Luís a encontram ferida e desacordada no rio e a levam para casa de Joana que vai cuidar dela.
Joana chama um veterinário que vai tirar a bala do ombro de Fernanda, ela vai ficar entre a vida e a morte, vai passar muitos dias de cama e bem ferida.
Contudo Fernanda vai acordar e contar para Joana o que realmente aconteceu naquela noite e vai ficar desesperada quando tem a confirmação que o marido morreu e que ainda o colocaram em sua caminhonete e tacaram fogo para forjar um acidente.