Em A Dona as coisas só se complicam para Valentina, ela foi deixada na igreja no dia do seu casamento com Alonso e sofreu uma grande mudança.
Valentina pirou após ser deixada na igreja, ela se transformou em uma mulher fria, sem sentimentos que trata mal até aqueles que gostam e se preocupam com ela como: Ernesto, seu advogado e amigo, Benita e sua tia Isabel.
Valentina foi para a fazenda sozinha e sem avisar, pois não queria que ninguém fosse com ela. Sua chegada ao lugar será cheia de surpresas e lembranças, as recordações do tempo que passou na fazenda com seus pais virão com tudo.
A Dona: Chegada de Valentina à fazenda é cheia de surpresas
Rodrigo, capaz da fazenda, vai ser uma dor de cabeça para Valentina, um homem sem coração e autoritário não vai gostar de se rebaixar para a dona da fazenda.
Valentina leva uma pedrada na cabeça que vai derrubá-la no chão. Quem vai fazer isso será Teresa, uma mulher humilde casada com um ex-empregado da fazenda que foi acusado de roubo.
Teresa vai odiar Valentina, pois, Rodrigo vai tacar fogo na cabana onde vive com sua família e vai dizer que foi a mando de Valentina, enfurecida Teresa vai até a fazenda, chamará Valentina de víbora e jogará uma pedra na cara dela. Valentina cai no chão sangrando.
Contudo Valentina vai saber o motivo de Teresa ter lhe agredido e até vai oferecer ajuda a mulher que não vai querer ficar na rua com seus filhos. Teresa vai explicar a Valentina que o marido dela pediu dinheiro a Rodrigo para comprar remédio para o filho deles que estava doente, mas o capataz se recusou.