Em A Dona Valentina vai conhecer José Miguel, seu novo amor e o dono da fazenda vizinha a qual ela planeja comprar.
Os dois não vão se dá bem de cara, Valentina vai se mostrar muito fria e autoritária, mas vai acabar conquistando o coração de José Miguel que não vai pensar duas vezes em ajudar a mulher que acabou de conhecer.
Rodrigo e Ivana se uniram para fazer com que Valentina decida ir embora da fazenda, o capataz vai quase matar a patroa, ele vai colocar uma cobra venenosa no banheiro dela.
A Dona: Rodrigo tenta matar Valentina
José Miguel salva a vida de Valentina. Ela está se preparando para o banho quando a cobra pica sua perna, ela chega a atirar na cascavel. José Miguel, que está passando pela fazenda vizinha, ouve o tiro e resolve ir ver o que está acontecendo.
Maria da Luz diz para José Miguel que a patroa foi picada por uma cobra e o deixa subir até o quarto dela para ajudá-la. José Miguel vai fazer uma incisão na perna de Valentina no lugar onde a cobra picou, ele vai sugar e cuspir o veneno.
José Miguel ainda vai levar Valentina a cavalo para tomar o antídoto para garantir que ela não tenha nenhuma reação ao veneno da cobra.
Valentina vai se irritar com a atitude de José Miguel e dizer para ele nunca mais carregá-la daquela forma, mas também vai agradecer por ele ter salvado sua vida.
Rodrigo e Ivana vão ficar com raiva pelo plano dele não ter dado certo, o capataz não vai ficar livre da suspeita de ter tentado matar a patroa, já que, demonstrou para todos seu descontentamento com a chegada dela.