Em A Dona Rodrigo vai jogar sujo para ter Maria da Luz por perto, porém, o mal vai se virar contra ele.
Rodrigo vai fazer a cabeça de Cristina, dizer que Lázaro empregado da fazenda, está dando em cima de Maria da Luz e que ela dá confiança, fazendo com que Cristina queira trazer a filha a força para casa.
Cristina vai até a fazenda atrás de Maria da Luz vai dizer que ela precisa voltar para casa, mas Valentina vai sair em defesa de Maria da Luz e até vai falar com Lázaro na frente de Cristina proibindo o empregado de se aproximar da jovem.
A Dona: Valentina defende Maria da Luz
Após descobrir que não conseguiu fazer com que Maria da Luz volte para casa, Rodrigo vai atrás dela, a jovem vai ameaçar chamar a patroa.
Valentina demite Rodrigo após revelação. Ela chega a cozinha e ouve o capataz falar dela. Rodrigo diz para Maria da Luz que Valentina é só mais uma mulher como as outras, que come na mão dele e que pode amansar a patroa e fazê-la dele quando quiser.
Valentina pergunta a Rodrigo se ele tem certeza do que está dizendo, deixando o capataz com a cara no chão. Valentina pergunta se ele se acha tão homem assim, diz que ele não pode falar dela daquele jeito e o demite.
Rodrigo fala para Valentina que ela não pode fazer isso porque precisa dele, mas Valentina se mostra firme quanto sua decisão e não quer mais de jeito nenhum Rodrigo em sua fazenda. Ela o chama de grosso, desprezível e fala que não quer mais vê-lo por lá e que não vai lhe pagar indenização.