Em A Dona Rodrigo vai fazer sua primeira vítima, o capataz vai matar Lázaro e tentar se safar de todas as formas da acusação de assassinato.
Lázaro está discutindo com Rodrigo nos estábulos e o ameaça de contar todas as coisas erradas que ele fez a Valentina quando Rodrigo aproveita um momento de distração de Lázaro e o ataca pelas costas com uma marreta.
Valentina vai encontrar Lázaro morto nos estábulos perto de seu cavalo, ela vai ser a principal suspeita de ter matado o empregado, mas terá a ajuda de José Miguel e Filipe para se livrar das acusações.
A Dona: Valentina é acusada de assassinato
Cristina descobre que Rodrigo é o assassino de Lázaro, ela estranha o companheiro chegar na mesma noite do assassinato com a roupa manchada de sangue e vai até os estábulos para confirmar suas suspeitas.
Rodrigo chega quando Cristina está na cena do crime, mas ela confronta o companheiro perguntando se foi ele que matou Lázaro. Rodrigo vai negar até o fim.
Cristina vai falar da roupa de Rodrigo que estava manchada de sangue justo no dia em que Lázaro foi encontrado morto. O capataz vai mostrar a pata ferida e machucada do cavalo de Valentina e inventar que caiu para frente e acabou manchando a roupa com sangue do cavalo da patroa.
Rodrigo vai se fazer de ofendido e ameaçar ir embora da casa de Cristina, dizendo que não pode morar na casa de uma mulher que acredita que ele é um assassino, ele vai falar também que Lázaro era seu amigo e acaba convencendo a companheira de que é inocente.