Em A Dona as coisas entre Valentina e José Miguel só pioram, o casal vai ter muitas brigas e até vai quase se matar.
Valentina, aconselhada por Rodrigo, vai comprar as cabeças de gado que José Miguel já tinha reservado para ele começar a levantar sua fazenda, sendo que, isso vai gerar a maior confusão.
José Miguel revoltado vai reclamar com Valentina e acaba humilhando-a na frente de todos os seus empregados, com isso, Valentina vai ficar com muita raiva e permitirá que Rodrigo der uma lição em José Miguel, mas as coisas vão sair do controle.
Rodrigo está a ponto de atirar em José Miguel quando Valentina aparece e impede que uma tragédia aconteça. O capataz não vai gostar da patroa defender José Miguel.
Contudo José Miguel vai tocar em Valentina e deixá-la nervosa, ele tenta pegar a arma de Rodrigo que está com ela e Valentina acaba atirando nele sem querer.
A Dona: Após humilhação, Valentina atira em José Miguel
José Miguel vai ficar muito mal, Valentina o leva até Felipe para que cuide de seu ferimento, porém, ele ficará grave, vai sangrar muito e terá febre alta.
José Miguel pede beijo a Valentina antes de morrer. Ele vai dizer que está morrendo e lhe pedirá um beijo, vai querer um beijo dado com vontade sem ser roubado como o primeiro. Valentina vai atender a seu pedido, mas logo fica aborrecida por ver que José Miguel estava brincando com ela.
Felipe vai cuidar de José Miguel e dizer que ele vai ficar bem, pois, a bala não atingiu nenhum órgão vital, mas que precisa conter a hemorragia e prevenir infecção.