Em A Dona a fama de Valentina só piora, a dona da fazenda tem sido vista como uma víbora e vai passar por uma grande humilhação.
Todos pensam que Valentina é uma pessoa ruim capaz de atear fogo na cabana de seus empregados, matar, atirar a sangue frio e fazer vários outros tipos de atrocidades.
Contudo mesmo se mostrando durona, Valentina continua sendo uma pessoa boa e vai ser injustiçada no povoado, ela resolve fazer uma escola na fazenda para que os filhos de seus empregados possam estudar e acompanhar as outras crianças, já que, sempre faltaram muito as aulas e estão atrasados.
Valentina vai encarregar seu advogado de seu novo projeto. José Miguel vai gostar da atitude da vizinha e até vai ajudar a levantar a escola.
Contudo Valentina vai passar por uma grande humilhação, ela resolve pegar os filhos dos seus empregados na escola, mas antes passa no mercado para comprar umas maçãs para as crianças, porém será maltratada, o vendedor de frutas vai se recusar a vender as maçãs para ela, as mulheres invejosas começam a xingar Valentina, todos da feira também e vão expulsá-la a gritos do lugar.
Após ser quase linchada no mercado, Valentina vai pegar as crianças na escola mesmo sem as maçãs e também vai ser rejeitada por algumas delas que vão demonstrar ter medo da patroa de seus pais.
Dona Isabel, sua tia, já avisou para Valentina que não era certo ela deixar o povo pensar errado dela, pois, seus pais sempre foram muito respeitados no lugar, mas no fim das contas ela vai acabar mudando sua imagem perante a todos.
A Dona: Maria da Luz conta a Cristina a verdade sobre Rodrigo