Em A Dona Rodrigo é realmente o maior vilão da novela, ele vai cometer uma maldade em cima da outra, já matou Lázaro, mandará matar uma das vacas de José Miguel, vai abusar de Maria da Luz e bater em Cristina.
Maria da Luz vai tomar coragem e contar para sua mãe que Rodrigo quis abusar dela, sendo que, com isso Cristina resolve colocar Rodrigo para fora de sua casa mesmo estando grávida dele.
Rodrigo não vai gostar de ter sido expulso e primeiro vai descontar em Maria da Luz, o vilão vai abusar da jovem e ameaçá-la, avisando que se ela falar para alguém o que aconteceu Cristina vai sofrer um acidente assim como ocorreu com Lázaro.
Contudo as maldades de Rodrigo não param por aí, porque chegará nos ouvidos de Valentina que Cristina está grávida do capataz, sendo que, além de lhe oferecer apoio, ainda vai fazer com que o empregado assuma suas responsabilidades.
Rodrigo dá surra em Cristina grávida. Valentina vai mandar que seja descontado trinta por cento do salário de Rodrigo para Cristina, o vilão vai ficar furioso e vai reclamar com a patroa que não vai voltar atrás na decisão de ajudar a mãe de Maria da Luz.
Rodrigo vai resolver a situação do seu jeito, ele vai até a casa de Cristina e vai lhe dá uma grande surra que terá como consequência a perda do bebê.
O padre Anselmo vai visitar Cristina e a encontra toda machucada e desmaiada, ele vai chamar Felipe, o médico e o padre suspeitam que foi Rodrigo que abusou da filha e bateu na mãe.
Cristina vai contar tudo o que aconteceu para o padre, confirmando suas suspeitas, só que em segredo de confissão.
A Dona: Maria da Luz revela que foi abusada por Rodrigo