Quem acompanhou A Dona desde o início sabe que Leonor Montesinos sempre foi uma mulher soberba que sempre se achou superior aos outros e controladora com seu filho.
Leonor é uma dama da sociedade, mas ela escondeu por muito tempo um segredo, pois seu único filho José Miguel não é filho do seu marido Frederico Montesinos e sim de Rodrigo Gavilán.
Após salvar Valentina do cativeiro de Rodrigo e José Miguel recriminá-la por ter mentido a vida inteira para ele, Leonor decide mudar de atitude e se tornar uma pessoa melhor.
No último capítulo de A Dona Leonor decide mudar de atitude
Na reta final de A Dona Leonor se desespera ao pensar que seu filho José Miguel não vai querer mais saber dela, então ela viaja por alguns dias para a capital, ela se aconselha com padre Justino e volta para acertar as coisas.
Leonor vai até a casa de Valentina e diz para Isabel que sente muito pelo que aconteceu com Ivana, pois ela tirou a própria vida, Isabel vai apertar a mão de Leonor.
Em seguida, a mãe de José Miguel conversa com Valentina e paga o dinheiro que a mocinha lhe emprestou, antes de Leonor ir embora Valentina a abraça e é correspondida.
No último capítulo de A Dona José Miguel decide perdoar a sua mãe e ela lhe entrega o cheque do dinheiro que ela conseguiu com a venda da sua casa. Leonor surpreende o filho afirmando que vai morar na capital para deixá-lo viver em paz.
O mais surpreendente que Leonor vai fazer é procurar Sabino e lhe pedir perdão. O empregado ficará muito feliz por ver que a senhora mudou de atitude. Na realidade, Leonor percebeu que se ela não mudasse jamais ela poderia conviver com seu filho novamente.
Portanto, no final de A Dona Leonor decide mudar de atitude e se tornar uma pessoa melhor e quem vai gostar muito disso será José Miguel que não quer ficar afastado da sua mãe.
A Dona: Ivana tenta matar Valentina