Na novela Sortilégio Maria José é uma moça doce incapaz de desrespeitar alguém, mas em breve ela perderá a paciência com Vitória e gritará com ela.
Alessandro vai brigar com Maria José por causa de uma chave que Ezequiel encontrou embaixo da sua cama, pois o galã terá certeza que aquela chave é de Maria José.
Ao ver a agressividade de Alessandro para cima da sua irmã, Paula decide revelar a verdade. Ela conta que Bruno deu a chave para Maria José se encontrar com ele senão ele iria denunciá-la por ter matado um homem e nesse momento Vitória chega.
Em Sortilégio Maria José enfrenta Vitória
Nos próximos capítulos de Sortilégio Alessandro fica revoltado com mais uma maldade de Bruno e sai para procurá-lo, Vitória pede para Fernando e Roberto irem com ele.
Enquanto isso Vitória pergunta porque não lhe disseram nada e Paula responde que foi por medo e Maria José fala que já são tantos problemas que elas têm causado e elas pensaram que, e quando a mocinha vai continuar Vitória interrompe gritando que Maria José pensou mal. Maria José diz que Vitória defende o filho dela apesar de tudo que ele fez e ela não tem o direito de defender a sua irmã.
Na trama Sortilégio Vitória fala que há uma diferença, pois Maria José defende Paula por uma coisa que aconteceu realmente, enquanto o Bruno, agora Maria José interrompe Vitória com um grito e fala que o que aconteceu com Bruno também é verdade.
Vitória fica surpresa com a forma que Maria José a trata, mas não irá reclamar, pois ela também estava gritando com a mocinha e sua irmã. Entretanto, essa será a primeira vez que Maria José trata Vitória como igual, pois antes ela sempre tinha tratado a madrasta do seu marido como superior a ela.
Portanto em Sortilégio Maria José vai enfrentar Vitória para defender Paula e deixará bem claro que tudo que ela contou de Bruno é verdade.
Três Vezes Ana: Ana Letícia humilha e maltrata Soledade