Na reta final de Três Vezes Ana toda a verdade virá à tona, sendo que, um dos segredos guardados a sete chaves que será descoberto é o parentesco de Leonor e Ernestina.
Leonor dedicou sua vida aos Álvares de Castilho, ela abriu mão de muitas coisas para ajudar Ernestina a criar as netas. A empregada é filha ilegítima do pai de Ernestina que teve algumas aventuras fora do casamento.
Ana Letícia descobre parentesco de Leonor e Ernestina. A gêmea vai escutar atrás da porta uma conversa das duas e fica muito surpresa com o que descobre.
Ernestina vai passar mal após encontrar com Soledade na cadeia, Leonor vai cuidar dela e acaba ficando emotiva com a possibilidade de perder a irmã e passa a tratá-la com menos formalidade.
Ernestina encontra Soledade na cadeia e termina mal
Ernestina lembra a Leonor que as trigêmeas são sobrinhas dela, diz que ela lhes dedicou a vida toda e não é justo que as trigêmeas ignorem os verdadeiros laços que as unem e afirma que chegou o momento de todos saberem que as duas são irmãs.
Leonor não concorda, fala que já guardaram o segredo por muitos anos que não é certo revelar a verdade depois de tanto tempo, diz que o carinho dela por Ernestina e pelas sobrinhas sempre vai ser o mesmo.
Ernestina acaba concordando com a decisão de Leonor de continuar guardando o segredo, mas fala que quando morrer toda a verdade virá à tona porque a irmã está no testamento dela.
Contudo o segredo de Leonor não vai durar muito, pois, Ana Letícia vai abrir a boca primeiro vai contar para Mariano o que descobriu e depois em uma reunião de família vai fazer com que Ana Laura saiba e arma uma grande confusão.
Ana Laura e Ramiro têm primeira noite de amor