Em Três Vezes Ana Valentim já apareceu na novela em uma cadeira de rodas, porém, o músico conseguiu enganar a todos quanto a sua paralisia.
Valentim vai se revelar um dos maiores bandidos da novela, o músico está aliado a Fernando, pai de Marcelo, para fazer maldades, ele vai querer colocar um fim na vida de Ramiro para ficar com Ana Laura.
Ramiro está saindo de casa para ver Ana Laura na casa de Mariano quando é abordado por Fernando e seus capangas, ele vai passar por um médico que vai paralisar sua coluna antes de ser levado para um cativeiro.
Valentim vai fazer Ramiro viver um inverno fazendo-o pensar que está paralítico, porém, seus pés começarão a formigar e ele percebe que o vilão estava mentindo.
Ramiro será anestesiado para não poder andar, durante o tempo que fica no cativeiro Valentim vai abrir o jogo e contar tudo que aconteceu no dia da morte de Gina.
Valentim estava no apartamento de Gina quando Mariano e Marcelo estavam lá e a obrigaram a escrever a carta de suicídio. Depois disso chegou Ana Letícia, mas Valentim não deixou que a gêmea a fizesse mal, pois, planejou durante anos uma vingança.
Ramiro vai escutar tudo o que aconteceu no dia da morte de Gina. Valentim conta que depois que Ana Letícia chegou ao apartamento de Gina e brigou com a vigarista, ele resolveu se levantar da cadeira e atingir a gêmea que ficou desacordada enquanto Valentim matava Gina.
Em uma lembrança do passado Valentim aparece contando a Gina que pouco tempo depois que ela o abandonou por ter ficado paralítico um médico reviu o caso dele, lhe falou de uma cirurgia e como ele não tinha nada a perder aceitou que lhe operasse a coluna.
Quem matou Gina? Revelado o maior mistério de Três Vezes Ana
Valentim diz para Ramiro que apareceu para Gina andando no momento em que Ana Letícia estava lhe agredindo e queria obrigá-la a tomar os remédios, fala que ele atingiu a gêmea por trás, ela caiu desacordada e que aproveitou o momento para concluir seu plano de vingança então enforcou Gina até a morte e a deixou dentro da banheira.