No terceiro capítulo de Um Refúgio para o Amor toda a família de Patrício sabe que ele está tetraplégico, ou seja, não pode se mover do pescoço para baixo, mas com terapia ele poderá recuperar os movimentos da cintura para cima.
Roselena, mãe de Patrício fica preocupada em quem vai contar ao filho o que está acontecendo com ele e Rodrigo afirma que ele tem que contar, pois se sente culpado pelo que aconteceu.
Em Um Refúgio para o Amor Rodrigo conta para Patrício que ele ficou tetraplégico
Em breve em Um Refúgio para o Amor Rodrigo vai ao quarto de Patrício contar que ele ficou sem movimentos do pescoço para baixo. Rodrigo fica emocionado e não consegue falar. Patrício pergunta ao irmão o que aconteceu e porque ele não consegue se mexer.
Rodrigo faz o irmão lembrar o que aconteceu e Patrício percebe que o acidente que ele sofreu foi mais grave do que ele pensava e pede perdão a Rodrigo. O galã abraça o irmão e também pede perdão.
Na verdade Rodrigo nem vai precisar contar, pois Patrício perceberá que algo muito sério aconteceu com ele por isso ele não consegue se mexer.
Na trama Um Refúgio para o Amor Rodrigo não teve culpa do que aconteceu com seu irmão e o seu pai Máximino é muito injusto em acusá-lo. Quem assistiu a cena viu que Patrício teimou em guiar a escalada quando o guia era Rodrigo que além de ser o mais velho já tinha escalado essa mesma montanha.
O que aconteceu é que Patrício estava ansioso para escalar o monumento e antes de iniciarem ele chegou a dizer para Rodrigo que se conseguisse vencer essa montanha já poderia morrer.
O sofrimento de Patrício ainda está começando, porque antes ele era um jovem forte, cheio de vida e que adorava esportes radicais, agora ele perdeu o movimento do corpo do pescoço aos pés e com muita terapia poderá mover do pescoço até a cintura.
Portanto em Um Refúgio para o Amor Rodrigo vai contar para Patrício que ele ficou tetraplégico, mas antes disso o rapaz percebe o que aconteceu com ele.
Sortilégio: Maria José é sequestrada