Na novela Um Refúgio para o Amor Patrício sofreu um acidente que o deixou paraplégico, porém com a chegada de Luciana o jovem voltou a sorrir, mas em breve ele vai se revoltar.
Luciana decidiu pedir demissão da casa dos Torreslanda para evitar que a polícia vá buscá-la na casa da família rica, mas a decisão de ir embora também se deve a Rodrigo, pois a mocinha já sente algo por ele.
Em Um Refúgio para o Amor Patrício fica furioso por Luciana ter ido embora
Nos próximos capítulos de Um Refúgio para o Amor Roselena contará para Patrício que Luciana foi embora. O rapaz começa a gritar e pergunta se foi Brígida, mas Roselena diz que não sabe.
Patrício pergunta por que a mãe deixou a mocinha ir, pois Luciana é a sua companheira, a sua companhia e Roselena afirma que não iria pedir para uma empregada ficar, pois ninguém é insubstituível.
Jana aparece e também fica indignada por sua mãe ter permitido que Luciana fosse embora, pois ela sabia a importância da mocinha para Patrício. Roselena grita com os filhos e diz que não permitirá que eles fiquem julgando-a por causa de uma empregada.
Na trama Um Refúgio para o Amor Patrício fica muito triste e pede que a mãe feche as cortinas do quarto e ele fica com os olhos fechados até Roselena sair do seu quarto.
Para Roselena foi um alívio Luciana ter ido embora, por que ela revelará para o padre Honesto que Luciana lembra Aurora uma mulher que ela fez muito mal no passado e que já está morta.
Luciana logo vai voltar para a mansão dos Torreslanda, pois Rodrigo vai atrás dela e a convencerá. A mocinha voltará por Patrício e também por Rodrigo.
Portanto em Um Refúgio para o Amor Patrício vai se revoltar ao descobrir que Luciana se demitiu e foi embora e ele vai culpar a sua mãe Roselena por não ter pedido que ela ficasse.
Um Refúgio para o Amor: 13 Curiosidades de Jessica Coch