Em Meu Pecado Justina foi longe de mais ao inventar a fofoca que o padre Matias mantém um caso com a sobrinha e terá consequência.
O padre não sabe por que cada vez tem menos gente em suas missas, suspeita que algo de errado esteja acontecendo e logo terá uma resposta para suas dúvidas.
Dona Rita e outros populares vão se reunir para fazer baderna na frente da casa do padre que naquele momento está na igreja. Branquinha está só em casa e vai correr risco de vida.
Os populares vão se reunir na frente da casa do padre gritar ofensas para Branquinha e o religioso e começarão a tacar fogo, Branquinha se desespera e pede ajuda.
O padre e Juliano vão enfrentar o povo da cidade, Matias então fica sabendo o que está acontecendo e Juliano vai brigar com todos para ajudar o padre.
Matias vai acudir a sobrinha que está desesperada com a casa em chamas e Juliano consegue fazer com que os populares vão embora.
O padre quase não consegue tirar Branquinha do seu quarto em chamas. Juliano vai ajudá-los no que puder.
Matias vai suspeitar que foi Justina que inventou a fofoca, mas não vai poder fazer nada. Ramiro vai oferecer ajuda para consertar os estragos do incêndio e dirá que vai conversar com Justina, mas o padre não vai querer.
Após descobrir o escândalo que está envolvido o padre Matias vai querer afastar Branquinha da igreja e vai pedir a Ramiro que a abrigue em sua casa por alguns dias, não imaginando o religioso que a sobrinha está grávida de Carmelo e que a casa do amigo é o pior lugar que poderia ter escolhido para a jovem.
Meu Pecado: Lucrécia e Renata são pegas na mentira em depoimento