Dicas para não Cair em Fraudes

dicas-para-nao-cair-em-fraudes-3

Frank Abgnale Jr, conhecido como um “gênio da fraude” esteve no dia 1º de abril em São Paulo para um evento de promoção de uma plataforma online anti fraudes. Frank foi em sua juventude um grande enganador, mas hoje ele é um colaborador do FBI e consultor direto dos Estados Unidos.

A história de Frank Abgnale Jr foi contada no filme “Prenda-me se For Capaz”, estrelado por Leonardo DiCaprio e Tom Hanks. Frank durante sua passagem pelo Brasil deu algumas dicas para as pessoas não caírem em fraudes.

Dicas para não cair em fraudes

Evite usar cheques – Os cheques contém muitas informações da pessoa, como nome, número de telefone, assinatura e dados da conta bancária, ou seja, informações suficientes para uma pessoa mal intencionada acessar a conta.

Escolha sempre o cartão de crédito – Os cartões de crédito são mais confiáveis do que os cartões de débito que trazem maior risco de roubo, pois quando alguém pega um cartão de débito fica muito mais fácil roubar o dinheiro da conta. Já o cartão de crédito é bem mais seguro, porque a empresa do cartão avisará sempre ao cliente o que está acontecendo com o dinheiro dele. Quando um cartão de crédito é roubado, basta ligar para a administradora do cartão e cancelá-lo, no entanto no caso do cartão de débito o cliente tem que pedir que o banco devolva o dinheiro que já foi roubado.

Cuidado com o Facebook – Não ponha no Facebook a sua data de nascimento e cidade onde nasceu. Cuidado também com a foto do perfil, pois com as novas tecnologias de reconhecimento facial fica fácil encontrar qualquer pessoa. Prefira fotos em grupo que dificultam o reconhecimento.

Essas são três das cinco dicas dadas por Frank Abgnale Jr, elas precisam ser seguidas à risca, porque as redes sociais, os cheques e os cartões de débito são os principais alvos de criminosos que só procuram se dar bem prejudicando os outros. Lembrando que é essencial ter muito cuidado com as informações que publica no Facebook e nas outras redes sociais.

dicas-para-nao-cair-em-fraudes-2