Em A Gata Paulo e Esmeralda voltaram a se ver, porém ainda vai demorar para as coisas se resolver entre eles. Sendo que o casamento com Mônica é o principal obstáculo.
Mariano vai querer obrigar Paulo a se casar com Mônica para salvar a família, ele dirá que o irmão não pode ficar com Esmeralda, porque os Martínez Negrete precisa do apoio moral da família de Mônica.
Paulo estava decidido a lutar pelo amor de Esmeralda, mas resolve apoiar sua família mesmo depois de ter provas de que as coisas não aconteceram do jeito que acreditava.
Dona Rita fica doente e resolve abrir o jogo, ela grava um vídeo contando a Paulo que ele e Esmeralda foram separados por conta de intrigas da família dele e também que os filhos de Esmeralda são dele.
Paulo tenta tirar essa história a limpo, mas Esmeralda está magoada e não vai confirmar a verdade, já Lorena continuará com suas mentiras.
Jacira vai agir uma segunda vez para tentar impedir o casamento de Paulo com Mônica, ela o procura e revela que Fernando é pai de Esmeralda.
No entanto, mesmo com tudo que descobre Paulo resolve se casar com Mônica, chega o dia do casamento e Jacira resolve dar sua última cartada.
Paulo conhece o filho e toma decisão sobre casamento. Todos já estão na igreja quando Jacira chega com Paulinho, ela mostra o pequeno ao pai que não vai mais ter dúvidas que o filho de Esmeralda é seu.
O padre pergunta várias vezes para Paulo se ele aceita se casar com Mônica, mas ele fica mudo depois fala para a noiva que lamenta muito, mas que tem filhos e não pode se casar com ela nem com mais ninguém, pois precisa cuidar dos filhos.
Morre ator da novela A Gata aos 81 anos