Em A Gata vai chegar o dia do tão esperado casamento de Paulo e Mônica que acabará não acontecendo para a alegria de Esmeralda.
Jacira vai interceder por Esmeralda mais uma vez, ela leva Paulinho à igreja para impedir o casamento de Paulo e Mônica e vai conseguir.
Paulo vai brigar com a família acaba precisando sair de casa e recomeçar sua vida sozinho, ele aluga um apartamento, consegue um trabalho e terá planos de procurar Esmeralda e os filhos.
Esmeralda também fica aflita sem notícias de Paulo e vai procurá-lo em sua casa, mas acaba tendo que lidar com as ofensas de Lorena.
Paulo sofre um acidente, ele cai de um andaime, vai sofrer uma contusão craniana e ainda será diagnosticado com uma forte depressão, o que levará Lorena a engolir seu orgulho e pedir a ajuda de Esmeralda, pois sabe que ela é a única que poderá fazer Paulo melhorar.
A Gata: Lorena se humilha para Esmeralda
Após o pedido de Lorena, Esmeralda vai visitar Paulo no hospital e aproveitará para esclarecer as coisas. Esmeralda diz a Paulo que ele precisa viver por causa dos filhos.
Paulo reclama por Esmeralda não ter esclarecido antes que as crianças são filhos dele. Esmeralda explica que não gostou dele ter duvidado dela e diz que se sentiu ofendida.
Paulo fala como a vida dar voltas, pois agora Esmeralda é uma mulher digna, decente e com uma moral intocável já ele é filho de um ladrão e assume que é horrível o que ele e sua família fizeram a ela e seu protetor.
Esmeralda diz a Paulo que ele nunca foi orgulhoso nem arrogante, fala que essa história de ódio não pertence a nenhum dos dois e afirma que Paulo é seu único amor.
Paulo diz que tem vergonha dos erros que cometeu e que deve pagar. Esmeralda fala de seu amor por Paulo e conta dos filhos.
Maite Perroni sofreu horrores nas gravações de A Gata – Entenda por quê