Em Abismo de Paixão Carmem e Ramiro não conseguem se entender, os vilões vão acabar se prejudicando, mas no futuro as coisas vão mudar.
O bebê de Carmem nasce bem, mas poucas horas depois acaba falecendo. Augusto vai enterrá-lo e Ramiro aparece na saída do cemitério para dizer que a criança que Augusto enterrou não era filho dele.
Augusto fica revoltado com o que fica sabendo por Ramiro e vai esclarecer as coisas com Carmem que diz que Ramiro mentiu a mando de Almerinda que está fazendo de tudo para prejudicá-los.
Carmem não gosta da traição de Ramiro e vai procurá-lo com a intenção de matá-lo, ela vai até a processadora com um rifle e quase atira nele.
No entanto os anos se passam e a raiva que Carmem guardou de Ramiro fica para trás, ela resolve procurá-lo para fazer um acordo.
Almerinda mandou Ramiro tocar fogo na estufa e Augusto perderá toda a produção de pimenta, mas com o tempo ele vai continuar cultivando pimenta.
Carmem procura Ramiro e fala que precisa que ele convença Almerinda que a processadora dos Arango volte a comprar a produção dos cultivos de Augusto como no passado, diz que sabe que Ramiro tem muita influência sobre a patroa e que pode convencê-la.
Ramiro fala que Carmem poderia estar com o homem mais importante da cidade e teve que se contentar com um medíocre como Augusto que nem a satisfaz como mulher.
Caso Ramiro consiga convencer Almerinda a voltar a comprar a produção de Augusto Carmem var ter um caso com ele. Ramiro gosta da proposta de Carmem, pois sempre teve interesse nela por saber que era amante de Rogério.
Abismo de Paixão: Após falar em casamento, Ramiro se humilha para Almerinda
Abismo de Paixão: Carmem continua culpando Elisa por tragédia