Em Abismo de Paixão a situação de Carmem só se complica, a vilã vem se dando mal desde o início da novela e as coisas não vão mudar na nova fase.
Carmem vem vivendo uma vida medíocre ao lado de Augusto, pois ele leva os negócios como dar e não oferece uma vida confortável como deveria ser para a família, por isso Carmem resolve agir, ela vai procurar Ramiro para que Augusto volte a fazer negócios com Almerinda.
Carmem pede para Ramiro convencer Almerinda para que a processadora dos Arango volte a comprar as pimentas de Augusto. Ramiro vai comentar com a patroa sobre comprar mais produção, mas não fala em Augusto.
Ramiro marca com Carmem na casa a qual ela ganhou de Rogério para conversarem, ele vai querer um adiantamento do que Carmem lhe prometeu em troca de convencer a patroa a comprar a produção de pimentas.
Elisa flagra a tia conversando com um homem, mas não ver que é Ramiro, ela comenta com Dolores que acaba falando para Augusto que vai atrás da esposa.
Augusto flagra Carmem com Ramiro, ele chega a casa no momento em que Ramiro tenta beijar Carmem e vai se revoltar com a esposa, pois não vai aceitar ser enganado novamente.
Augusto volta para casa e começa a fazer as malas de Carmem diz que ela vai embora, mas a vilã vai tentar enrolar o marido, confessa que procurou Ramiro para falar dos negócios da venda das pimentas para a processadora dos Arango.
Carmem acaba convencendo Augusto a continuarem juntos, mas ele deixa claro que tem dignidade e jamais voltaria a fazer negócios com Almerinda. A vilã vai reclamar com Elisa por Augusto ter ido atrás dela, pois imagina que a sobrinha possa estar por trás do ocorrido.
Abismo de Paixão: Damião volta de casamento marcado