Em Abismo de Paixão Almerinda nunca engoliu Elisa e mesmo se passando muitos anos as coisas não vão mudar.
Almerinda não gosta de Elisa por ela ser filha de Estefânia, mulher que ela pensa que teve um caso com Rogério, esse ódio é tanto que fez com que ela afastasse Damião da fazenda por muitos anos.
No entanto Damião volta e a primeira pessoa que encontra é Elisa, sendo que de cara ele finge não reconhecê-la, mas logo as coisas vão se ajeitar, ele resolve procurá-la para dizer que a reconheceu só não quis demonstrar, pois estava magoado por pensar que ela e Gael tinham esquecido dele.
Damião e Elisa passeiam pela praça e o encontro dos dois logo chega aos ouvidos de Almerinda que não vai gostar e resolve tirar satisfação.
Almerinda bate em Elisa e leva o troco, a vilã vai procurá-la no atelier da madrinha dela e já chega esbofeteando Elisa e dizendo para ela não se aproximar de Damião, mas Elisa não vai ficar quieta e devolve o tapa.
Elisa bate em Almerinda e diz que é para ela aprender a lhe respeitar e reclama pela vilã ter feito de tudo para arruinar a reputação dela.
Almerinda jura Elisa, diz que ela vai lhe pagar caro e a jovem avisa que se a vilã se incomoda tanto com a aproximação dela com Damião que deve conversar com ele, pois foi Damião que a procurou.
Almerinda fala mal de Estefânia e avisa a Elisa que Damião nunca foi e jamais será um homem para ela.
A aproximação de Damião e Elisa não vai incomodar apenas Almerinda, mas também Gael que vai ficar com ciúmes e até Augusto que vai querer começar a controlar a filha, pois também não quer nenhum envolvimento com a família Arango.
Abismo de Paixão: Augusto flagra Carmem com Ramiro